Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Assunto "1.03.00.00-7 Ciência da Computação"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A aplicação do ensino remoto no processo de ensino aprendizagem dos estudantes de licenciatura em computação, Campus Dianópolis, no período de abril de 2020 a dezembro de 2021.(Campus Diánopolis, 2024-11-05) CARVALHO, Renato Gualberto.; PESSOA, Márcia NeyEsta pesquisa teve como objetivo discutir as diferentes realidades de ensino-aprendizagem vivenciadas pelos acadêmicos da licenciatura em Computação do Campus Dianópolis do IFTO na forma de ensino remoto na pandemia do coronavírus. Trata-se de um estudo de caso em que 38 acadêmicos do curso e cinco professores que vivenciaram esse momento responderam a questionários acerca de suas experiências. O trabalho apresenta uma breve contextualização da educação brasileira durante a pandemia do coronavírus, situa o curso de Licenciatura em Computação no Brasil e aponta algumas dificuldades dos discentes dos cursos de Computação em geral, além de descrever o ensino remoto e o uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação. Palavras-chave: Ensino Remoto. Licenciatura em Computação Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. ABSTRACT The objective of this research was to discuss the different realities of teaching and learning experienced by academics of the degree in Computing at campus Dianópolis of IFTO in the form of remote teaching in the coronavirus pandemic. It is a case study in which 38 academics of the course and five professors who experienced this moment answered questionnaires about their experiences. The work presents a brief contextualization of Brazilian education during the coronavirus pandemic, situates the Degree in Computing course in Brazil and points out some difficulties of students of Computing courses in general, in addition to describing remote teaching and the use of Digital Technologies of Communication and Information. Keywords: Remote Teaching. Computing Degree. Digital Technologies of Information and CommunicationItem Abordagens temáticas, teóricas e metodológicas da produção acadêmica de tcc do curso de Licenciatura em Computação no Campus Dianópolis no período de 2018 A 2021.(Campus Dianópolis, 2024-11-08) RODRIGUES, Hiago Mendes Rodrigues.; LIMA JÚNIOR. Wilson Rodrigues de.RESUMO Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) surge de questionamentos a respeito das temáticas, dos embasamentos teóricos e dos caminhos metodológicos da produção acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação (LCC) do Campus Dianópolis, do Instituto Federal do Tocantins - IFTO. Todos os cursos exigem que seus acadêmicos realizem um TCC como atividade final, exigindo dos acadêmicos uma melhor produção textual. Para se alcançar as respostas desses questionamentos se propôs como objetivo: realizar um estudo sobre as pesquisas de TCCs dos acadêmicos do LCC, Campus Dianópolis, levando em consideração os temas abordados, as áreas do conhecimento envolvidas, os autores citados e as metodologias aplicadas. Dessa forma, a análise panorâmica desses trabalhos acadêmicos é de suma importância para a instituição, para os pesquisadores e para futuros formandos do curso, pois pode trazer informações quanto aos temas dos textos, referenciais teóricos e áreas em que essas pesquisas acadêmicas se encerram, servindo assim como um indicador para os futuros TCCs. Considera-se que os resultados dessa pesquisa, caracterizado como ‘pesquisa científica aplicada’, podem contribuir tanto como um norteamento para os estudantes em processo de finalização das atividades acadêmicas, quanto para os orientadores de TCCs da LCC do Campus Dianópolis. Palavras-chave: Licenciatura em Computação. Pesquisa Documental. TCCs. ABSTRACT This Course Completion Work (TCC) arises from questions about the thematic approaches, theoretical foundations and methodological paths of the academic production of the Degree in Computing Course (LCC) of the Dianópolis Campus, of the Federal Institute of Tocantins - IFTO. All courses require their academics to perform a Final Paper as a final activity, demanding better textual production from academics. In order to answer these questions, the following objective was proposed: to carry out a study on the research of TCCs by academics from the LCC, Campus Dianópolis, taking into account the topics addressed, the areas of knowledge involved, the cited authors and the applied methodologies. In this way, performing a panoramic analysis of these academic works is of paramount importance for the institution, for the researchers and for future graduates of the course, as it can provide information regarding the themes of the texts, theoretical references and areas in which these academic researches end, thus serving as an indicator for future TCCs. It is considered that the results of this research, characterized as 'applied scientific research', can contribute both as a guide for students in the process of finalizing their academic activities, and for TCCs advisors at LCC at Campus Dianópolis. Keywords: Degree in Computing. Documentary Research. TCCs.Item Análise de requisitos para banco de dados voltados a Aplicações IOT(2024-11-08) ARAÙJO, Karine de Souza.; RAMALHO, Lucas Arruda.RESUMO A correria da vida cotidiana fez com que o ser humano buscasse cada vez mais por alternativas que auxiliassem na realização de tarefas e na economia. Com o crescente desenvolvimento das ferramentas tecnológicas isso se tornou eficaz e presente em vários ramos da sociedade, tanto dentro de casa quanto no campo, nas indústrias e nos transportes. A necessidade de conhecer essas tecnologias e saber como funciona o Banco de Dados que guarda todas essas informações é de extrema importância dado que em algum momento, devido a modernização, o conhecimento se fará imprescindível. Pensando nisso, conceitos importantes foram abordados neste trabalho, tais como Automação, Internet das Coisas, Learn Machine, Sistemas Distribuidos, entre outros. Além disso, ferramentas IoT com interfaces gratuitas foram apresentadas a fim de mostrar que é algo que não está tão longe da realidade. Este trabalho objetivou analisar em artigos da literatura as ferramentas e arquiteturas de armazenamento de dados aplicadas em cenários IoT. Palavras-chave: Automação. Computação em Névoa. Ferramentas. Framework. Heterogeneidade. Inovação. Protocolos. Sistemas Distribuídos. Tecnologia. ABSTRACT The rush of everyday life has made human beings increasingly search for alternatives that help in carrying out tasks and saving money. With the increasing development of technological tools, this has become effective and present in various areas of society, both at home and in the countryside, in industries and in transport. The need to know these technologies and know how the Database that stores all this information works is extremely important given that at some point, due to modernization, knowledge will become essential. With this in mind, important concepts were covered in this work, such as Automation, Internet of Things, Learn Machine, Distributed Systems, among others. Furthermore, IoT tools with free interfaces were presented in order to show that it is something that is not so far from reality. This work aimed to analyze in literature articles the data storage tools and architectures applied in IoT scenarios. Keywords: Automation. Fog Computing. Tools. Framework. Heterogeneity. Innovation.Item Educação inclusiva para surdos: Possibilidades e estratégias de ensino para estudantes surdos no ensino remoto(Campus Dianópolis, 2024-11-07) LIMA, Daiane; PESSOA, Marcia Ney SILVA RAMOS, ThiagoO objetivo do presente trabalho foi analisar a educação inclusiva para surdos, demonstrando possibilidades e estratégias de ensino para estudantes surdos do ensino fundamental II, do ensino médio e de cursos técnicos integrados ao ensino médio no ensino remoto. Foram realizadas pesquisas tanto em referenciais teóricos quanto em conversas informais com pessoas surdas e profissionais que atendem esse tipo de público para demonstrar essas possibilidades. Infelizmente com as possibilidades vieram também alguns obstáculos. Constatou-se que falta muito ainda para que o direito à inclusão dos estudantes surdos seja efetivado. Essa realidade tornou-se ainda mais grave durante a pandemia da covid-19, que ainda está atingindo o Brasil e o mundo. Palavras-chave: surdos; ensino remoto; TDICs ABSTRACT The aim of the present paper was to analyze inclusive education for the deaf, demonstrating possibilities and teaching strategies for deaf students in elementary school II, high school and technical courses integrated to high school in remote education. Research was carried out both in theoretical references and in informal conversations with deaf people and professionals who serve this type of public to demonstrate these possibilities. Unfortunately some obstacles came together with the possibilities. Moreover, there is still a long way to go for the right to inclusion of deaf students to be effective. This reality became even more serious during the covid-19 pandemic, which is still hitting Brazil and the world. Keywords: deaf students; remote teaching; TDICsItem Estudo de caso: Implementação de NGFW na rede corporativa Escola Estadual Coronel Abílio Wolney. Dianópolis, TO. 2023.(2024-11-07) AGUIAR, Pedro Henrique Ribeiro de; RAMALHO, Lucas Arruda.Com o avanço das tecnologias e das maneiras de acessar sites, e também com a evolução dos tipos de ataques, um firewall tradicional já não é suficiente para proteger adequadamente um ambiente corporativo. Para se manter atualizado com essas mudanças, é necessário usar um NGFW, ou seja, um Firewall de Nova Geração. Neste trabalho, será falado sobre o Firewall Pfsense e o Mikrotik Routerboard 750 Gr3 que fazem parte dessa constante evolução e são bem acessíveis. Também vamos discutir os princípios da segurança da informação e alguns conceitos importantes que fazem parte de toda a gama de redes e sua segurança: como vulnerabilidades, riscos, ataques, precauções a serem tomadas e as principais regras de firewall usadas na construção do trabalho. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizados os conceitos de redundância, failover, load balance e regras de firewall. Uma parte do projeto foi implementado no VirtualBox, no caso do PfSense e a outra parte foi prática, onde foi utilizado o Mikrotik. Concluiu-se que as duas soluções obtiveram resultados bem parecidos. Por fim, nosso objetivo principal é mostrar as inovações tecnológicas de um NGFW(Firewall de Nova Geração) e como o software foi útil para toda a construção do trabalho. É importante lembrar também que nenhum ambiente é totalmente seguro, já que as ameaças e as soluções estão em constante evolução. Portanto, é importante entender as necessidades do ambiente para encontrar a melhor solução, considerando as diversas opções disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características. Palavras-chave: Firewall tradicional, inovações tecnológicas, NGFW, Segurança. ABSTRACT With the advancement of technologies and ways to access websites, along with the evolution of attack types, a traditional firewall is no longer sufficient to adequately protect a corporate environment. To stay updated with these changes, it is necessary to use a Next-Generation Firewall (NGFW). In this paper, we will discuss the Pfsense Firewall and the Mikrotik Routerboard 750 Gr3, which are part of this constant evolution and are quite accessible. We will also delve into the principles of information security and some important concepts that are integral to the entire realm of networks and their security, such as vulnerabilities, risks, attacks, precautions to be taken, and the main firewall rules used in the construction of the work. For the development of the project, concepts of redundancy, failover, load balancing, and firewall rules were employed. A portion of the project was implemented in VirtualBox, in the case of PfSense, and the other part was practical, involving the use of Mikrotik. It was concluded that both solutions yielded very similar results. In conclusion, our main objective is to showcase the technological innovations of an NGFW (Next-Generation Firewall) and how the software was instrumental in the entire construction of the project. It is important to note that no environment is entirely secure, as threats and solutions are in constant evolution. Therefore, understanding the needs of the environment to find the best solution is crucial, considering the various options available in the market, each with its own characteristics. Keywords: NGFW (Next-Generation Firewall), Security, Traditional firewall, technological innovations.Item Inteligência artificial na educação(2024-11-08) DIAS, Diogo Vinicius do Amaral.; LOPES, Valber Sardi.RESUMO A era atual é caracterizada como a era da Internet, na qual o mundo depende da Internet para acessar recursos de forma ilimitada e remota. A Internet está transformando profundamente o setor educacional, com as aulas tradicionais sendo substituídas por aulas híbridas que combinam aprendizagem online e presencial para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais rápido e efetivo. Alguns pesquisadores estão explorando a utilização de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, para aprimorar a interação entre alunos e professores e para tornar a modelagem do conteúdo do curso mais eficiente. A inteligência artificial pode ser utilizada para personalizar a aprendizagem, torná-la mais atrativa e interativa, e para melhorar o desempenho dos alunos. Além disso, ela também pode ser utilizada para monitorar o progresso dos alunos e fornecer feedback imediato para aprimorar a aprendizagem. A intenção deste estudo é explorar a aplicação da inteligência artificial na educação para aprimorar o desempenho dos alunos e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente. Palavras-chaves: Inteligência Artificial, processo de aprendizagem, educação interação, tecnologias. ABSTRACT The current era is characterized as the Internet era, in which the world depends on the Internet to access resources in an unlimited and remote manner. The Internet is deeply transforming the educational sector, with traditional classes being replaced by hybrid classes that combine online and in-person learning to make the teaching and learning process faster and more effective. Some researchers are exploring the use of advanced technologies, such as artificial intelligence, to enhance interaction between students and teachers and to make course content modeling more efficient. Artificial intelligence can be used to personalize learning, make it more attractive and interactive, and improve student performance. Additionally, it can also be used to monitor student progress and provide immediate feedback to improve learning. The intention of this study is to explore the application of artificial intelligence in education to improve student performance and make the teaching and learning process more efficient. Keywords: Artificial Intelligence, Learning Process, Education, Interaction, Technologies.Item Proposta de um sistema especialista para triagem de dificuldades de aprendizagem(Campus Dianópolis, 2024-11-07) GOMES, Alan Vieira; LOPES, Valber Sardi.Este trabalho objetiva, especialmente, apontar experimentalmente que o uso de sistemas especialistas de apoio à tomada de decisões pode contribuir de maneira significante para facilitar o trabalho no contexto escolar de equipes pedagógicas multiprofissionais na identificação de problemas de aprendizagem ou distúrbios de comportamento, servindo-lhes como uma ferramenta auxiliar na oferta de opinião sobre algumas dificuldades de aprendizagem. Nessa perspectiva, foi desenvolvido um protótipo de um Sistema Especialista alimentado com informações características do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Desordem do Déficit de Atenção (DDA) utilizando o Shell de Inteligência Artificial Expert Sinta. Palavras-chave: Sistemas especialistas. Inteligência Artificial. Distúrbios de Aprendizagem. Equipe Multiprofissional. ABSTRACT This paper aims, in particular, to point out experimentally that the use of expert systems to support decision making can contribute significantly to facilitate the work in the school context of multiprofessional pedagogical teams in the identification of learning problems or behavior disorders, serving them as an auxiliary tool in the offer of opinion about some learning difficulties. In this perspective, a prototype of a Specialist System was developed, fed with information characteristic of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and Attention Deficit Disorder (DDA), using the Artificial Intelligence Shell Shell. Keywords: Expert systems. Artificial Intelligence. Learning Disorders. Multiprofessional Team.