Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 34
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Entre o palco e a brinquedoteca : a espectadora que brinca(IFTO, Campus Gurupi, 2022-12-09) Brito, Denise Nunes.; Profª.: Ma. Edna Maria Cruz Pinho.Este trabalho aborda sobre o brinquedista e o modo em que a imagem, função e maneira de investigação do brinquedista é vista e como é coletada na brinquedoteca, sua individualidade e maneira de comportamento e local enquanto profissional foi avaliada a partir de uma experiência subjetiva minha como brinquedista neste relato de experiência. Brinquedista é o que regula e organiza uma brinquedoteca e coordena crianças para uma melhor circulação e utilização do espaço. Novas maneiras de pensar, conviver e brincar estão sendo projetadas e executadas em todo mundo. As relações entre a técnica atuante e a própria brincadeira dependem de uma construção incessante de informações de todos os tipos. E que a espectadora que brinca tem uma maior sensibilidade, uma potência para compreender o universo criativo da criança e interagir com ele sem parecer uma intrusa, ou uma figura com papel totalitário, que não vai levar as inquietações e propostas de brincadeiras a sério. This study addresses the subject toyedista and the way in which the image, function and manner of investigation of the toyedista is seen and how it is collected in the toy library, its individuality and manner of behavior and place as a professional was evaluated from a subjective experience of mine as a toyedista in this experience report. A playroom worker is the one who regulates and organizes a playroom and coordinates children for a better circulation and use of the space. New ways of thinking, living and playing are being designed and implemented all over the world. The relationships between acting technique and play itself depend on an incessant construction of information of all kinds. And that the spectator who plays has a greater sensitivity, a power to understand the child's creative universe and interact with it without appearing to be an intruder, or a figure with a totalitarian role that will not take the concerns and proposals for play seriously.Item O RPG e o Teatro: análise de elementos teatrais no RPG a partir de uma experiência.(IFTO, Campus Gurupi, 2023-12-05) Coelho, Marcus Vinícius Ferreira.; Prof. Dr. Brenno Jadvas Soares Ferreira.Esta pesquisa propõe uma análise aprofundada dos elementos teatrais presentes no RPG (Role Playing Game). Ao longo do estudo, busco estabelecer relações entre os elementos evidenciados na criação de personagens no RPG, incluindo aspectos narrativos e o papel do mestre. Além disso, realizo uma análise dos elementos teatrais aplicados no LARP (Live Action Role Playing), uma modalidade que oferece diversas formas de interação e apresenta elementos pertinentes à construção de personagens no contexto teatral. Minha abordagem inclui uma análise fundamentada na minha experiência prática, participando de uma mesa de RPG, e combina essa perspectiva com meu conhecimento adquirido como discente do curso de Licenciatura em Teatro. Buscando identificar e verificar possíveis convergências entre a criação de personagens e outros elementos presentes em ambas as práticas. A pesquisa incorpora uma revisão bibliográfica que se baseia em conceitos e ideias de renomados pesquisadores, tais como Constantin Stanislavski, Viola Spolin, Andrea Pavão, Luiz Prado e Luiz Falcão. Essa abordagem visa estabelecer um diálogo entre duas áreas distintas, enriquecendo a compreensão sobre a presença de elementos teatrais no RPG, e utiliza minha vivência no RPG para explorar se esses elementos, tão intrínsecos ao Teatro, também se manifestam de maneira significativa no contexto do RPG. This research proposes a thorough analysis of theatrical elements within RPG (Role Playing Game). Throughout the study, I aim to establish connections between the elements highlighted in character creation in RPG, encompassing narrative aspects and the role of the game master. Additionally, I conduct an analysis of theatrical elements applied in LARP (Live Action Role Playing), a modality that offers diverse forms of interaction and presents elements relevant to character construction in the theatrical context. My approach includes an analysis grounded in my practical experience participating in an RPG campaign, combining this perspective with the knowledge gained as a student in the Theater Education program. I seek to identify and examine potential convergences between character creation and other elements present in both practices. The research incorporates a literature review based on concepts and ideas from renowned researchers, such as Constantin Stanislavski, Viola Spolin, Andrea Pavão, Luiz Prado, and Luiz Falcão. This approach aims to establish a dialogue between two distinct areas, enriching the understanding of the presence of theatrical elements in RPG. It utilizes my RPG experience to explore whether these elements, so intrinsic to theater, also manifest significantly within the RPG context.Item A importância do teatro musical na formação do ator(IFTO, Campus Gurupi, 2023-12-05) Miranda, Thaycila Pereira.; Professor: Esp. Fernando França Naves.Sendo o Teatro Musical uma vertente derivada do campo do Teatro, na qual utiliza-se da música e dança dentro do fazer teatral. Este presente projeto busca evidenciar por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre a importância desta area para a formação do ator, a partir de diálogos utilizados por teóricos e simpatizantes que estudam o teatro Musical como Mirna Rubim, Neyde Veneziano, Gerson da Silva, Bernardo Machado e Lilia Schawarcz. Tendo como partida a busca incansável de uma acadêmica do interior do Tocantins em compreender este campo teatral e a falta deste durante os ensinamentos e aulas na sua formação acadêmica no IFTO Campus Gurupi, ocasionando em questionamentos acerca da relevância de sua inserção como vertente teatral. Na tentativa de observar as universidades públicas do país que ofertam este ensino e a qual método estão sendo utilizados. Revelando como estes jovens estão expostos às adversidades que surgem após sua formação acadêmica ocasionado pelo déficit de conhecimento acerca desta área teatral e como estes mesmos atores recém formados lidam com a busca por conhecimento e formação sobre o Teatro Musical juntamente com a procura por papéis profissionais dentro desta vertente. Musical Theater is a branch derived from the field of Theatre, in which music and dance are used within theatrical production. This present project seeks to highlight, through bibliographical research, the importance of this area for the training of the actor, based on dialogues used by theorists and supporters who study musical theater such as Mirna Rubim, Neyde Veneziano, Gerson da Silva, Bernardo Machado and Lilia Schawarcz. Taking as its starting point the tireless search of an academic from the interior of Tocantins to understand this theatrical field and the lack of it during the teachings and classes in her academic training at IFTO Campus Gurupi, causing questions about the relevance of its insertion as a theatrical aspect. In an attempt to observe the country's public universities that offer this education and which method they are using. Revealing how these young people are exposed to the adversities that arise after their academic training caused by the lack of knowledge about this theatrical area and how these same recently graduated actors deal with the search for knowledge and training about Musical Theater along with the search for professional roles within of this aspect.Item Sangue que purifica: o ritual latxi do povo Javaé em diálogo com Victor Turner e Richard Schechner(IFTO, Campus Gurupi, 2023-12-10) Fachini, Kenedy Sinomar Dias.; Prof. Esp. Romário Cosme da Silva.Este trabalho tem como intuito descrever e dialogar com o Ritual Latxi da Aldeia Boa Esperança do povo Javaé localizada na Ilha do Bananal (TO), com o conceito de ritual proposto por Victor Turner e o conceito de performance de Richard Schechner. A metodologia abordada envolve a pesquisa de campo realizada durante o ano de 2022 e 2023 na localidade da Aldeia. A pesquisa se fez por parte em entrevistas e registros realizados na aldeia, e outra parte com leituras e pesquisas acerca dos teóricos citados. A partir das descrições e análises foi possível realizar diálogos entre o Latxi e os conceito de Turner de ritual e seus elementos, tais como, liminaridade e communitas. Também foi possível, em diálogo com Richard Schechner, relacionar conceitos e características da performance proposto pelo autor. Essa pesquisa resulta nas observações que se consegue ao deparar-se com esses dois universos, o Ritual e o Teatro. Propondo também a valorização da cultura Javaé e o registro desta manifestação ritualista visto que pode-se notar que o ritual está passando por transformações de sentido e apagamentos a partir das modificações culturais daquela comunidade. This work aims to describe and dialogue the Latxi Ritual of Aldeia Boa Esperança of the Javaé people located on Ilha do Bananal (TO), with the concept of ritual proposed by Victor Turner and the concept of performance by Richard Schechner. The methodology addressed involves field research carried out during 2022 and 2023 in the village location. The research was carried out partly through interviews and records carried out in the village, and partly through readings and research on the theorists mentioned. From the descriptions and analyses it was possible to carry out dialogues between Latxi and Turner's concept of ritual and its elements, such as liminality and communitas. It was also possible, in dialogue with Richard Schechner, to relate concepts and characteristics of the performance proposed by the author. This research results in the observations that are obtained when faced with these two universes, Ritual and Theater. Also proposing the valorization of Javaé culture and the recording of this ritualistic manifestation since it can be seen that the ritual is undergoing transformations of meaning and erasures due to the cultural modifications of that community.Item A aplicação do ensino remoto no processo de ensino aprendizagem dos estudantes de licenciatura em computação, Campus Dianópolis, no período de abril de 2020 a dezembro de 2021.(Campus Diánopolis, 2024-11-05) CARVALHO, Renato Gualberto.; PESSOA, Márcia NeyEsta pesquisa teve como objetivo discutir as diferentes realidades de ensino-aprendizagem vivenciadas pelos acadêmicos da licenciatura em Computação do Campus Dianópolis do IFTO na forma de ensino remoto na pandemia do coronavírus. Trata-se de um estudo de caso em que 38 acadêmicos do curso e cinco professores que vivenciaram esse momento responderam a questionários acerca de suas experiências. O trabalho apresenta uma breve contextualização da educação brasileira durante a pandemia do coronavírus, situa o curso de Licenciatura em Computação no Brasil e aponta algumas dificuldades dos discentes dos cursos de Computação em geral, além de descrever o ensino remoto e o uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação. Palavras-chave: Ensino Remoto. Licenciatura em Computação Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. ABSTRACT The objective of this research was to discuss the different realities of teaching and learning experienced by academics of the degree in Computing at campus Dianópolis of IFTO in the form of remote teaching in the coronavirus pandemic. It is a case study in which 38 academics of the course and five professors who experienced this moment answered questionnaires about their experiences. The work presents a brief contextualization of Brazilian education during the coronavirus pandemic, situates the Degree in Computing course in Brazil and points out some difficulties of students of Computing courses in general, in addition to describing remote teaching and the use of Digital Technologies of Communication and Information. Keywords: Remote Teaching. Computing Degree. Digital Technologies of Information and CommunicationItem Estudo de caso: Implementação de NGFW na rede corporativa Escola Estadual Coronel Abílio Wolney. Dianópolis, TO. 2023.(2024-11-07) AGUIAR, Pedro Henrique Ribeiro de; RAMALHO, Lucas Arruda.Com o avanço das tecnologias e das maneiras de acessar sites, e também com a evolução dos tipos de ataques, um firewall tradicional já não é suficiente para proteger adequadamente um ambiente corporativo. Para se manter atualizado com essas mudanças, é necessário usar um NGFW, ou seja, um Firewall de Nova Geração. Neste trabalho, será falado sobre o Firewall Pfsense e o Mikrotik Routerboard 750 Gr3 que fazem parte dessa constante evolução e são bem acessíveis. Também vamos discutir os princípios da segurança da informação e alguns conceitos importantes que fazem parte de toda a gama de redes e sua segurança: como vulnerabilidades, riscos, ataques, precauções a serem tomadas e as principais regras de firewall usadas na construção do trabalho. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizados os conceitos de redundância, failover, load balance e regras de firewall. Uma parte do projeto foi implementado no VirtualBox, no caso do PfSense e a outra parte foi prática, onde foi utilizado o Mikrotik. Concluiu-se que as duas soluções obtiveram resultados bem parecidos. Por fim, nosso objetivo principal é mostrar as inovações tecnológicas de um NGFW(Firewall de Nova Geração) e como o software foi útil para toda a construção do trabalho. É importante lembrar também que nenhum ambiente é totalmente seguro, já que as ameaças e as soluções estão em constante evolução. Portanto, é importante entender as necessidades do ambiente para encontrar a melhor solução, considerando as diversas opções disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características. Palavras-chave: Firewall tradicional, inovações tecnológicas, NGFW, Segurança. ABSTRACT With the advancement of technologies and ways to access websites, along with the evolution of attack types, a traditional firewall is no longer sufficient to adequately protect a corporate environment. To stay updated with these changes, it is necessary to use a Next-Generation Firewall (NGFW). In this paper, we will discuss the Pfsense Firewall and the Mikrotik Routerboard 750 Gr3, which are part of this constant evolution and are quite accessible. We will also delve into the principles of information security and some important concepts that are integral to the entire realm of networks and their security, such as vulnerabilities, risks, attacks, precautions to be taken, and the main firewall rules used in the construction of the work. For the development of the project, concepts of redundancy, failover, load balancing, and firewall rules were employed. A portion of the project was implemented in VirtualBox, in the case of PfSense, and the other part was practical, involving the use of Mikrotik. It was concluded that both solutions yielded very similar results. In conclusion, our main objective is to showcase the technological innovations of an NGFW (Next-Generation Firewall) and how the software was instrumental in the entire construction of the project. It is important to note that no environment is entirely secure, as threats and solutions are in constant evolution. Therefore, understanding the needs of the environment to find the best solution is crucial, considering the various options available in the market, each with its own characteristics. Keywords: NGFW (Next-Generation Firewall), Security, Traditional firewall, technological innovations.Item O Uso das “Tecnologias Digitais De Informação E Comunicação” no Ensino Remoto de matemática no Ensino Médio.(Campus Dianópolis, 2024-11-07) COSTA, Tainã Martins; BONFIM, Delfim DiasEsta pesquisa teve como objetivo analisar as metodologias e as práticas didáticas no contexto do uso das novas tecnologias digitais no período da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. A pesquisa teve como instrumento de coleta de dados um questionário virtual no Google Forms (Google Formulário) de caráter anônimo e voluntário, com 26 questões referentes aos objetivos do projeto. Colaboraram com a pesquisa 44 estudantes. A análise dos dados mostrou que 75% dos estudantes têm o hábito de estudar e tinham acesso à internet para assistir às aulas. Outro resultado observado, foi que uma parcela significativa dos alunos gostou das aulas de matemática no ensino remoto, mas relataram ter mais preferência pelo ensino presencial. Os discentes apresentaram dificuldades em compreender determinados conceitos matemáticos elementares entre outros, cujas causas estão relacionadas à falta de motivação e estudo. Para estimular os alunos a solucionarem problemas que envolvem conceitos matemáticos, foram elaboradas e/ou propostas atividades de ensino em que se fez uso de recursos didáticos como jogos, videoaulas, quiz, desafios, sites, entre outros. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Coronel Abilio Wolney, localizada no município de Dianópolis-TO, pelos estudantes que cursavam o Ensino Médio nas aulas remotas de matemática visando promover e incentivar melhorias na qualidade da aprendizagem matemática dos alunos. Palavras-chave: Ensino Remoto. Metodologia e estratégias de ensino. Aprendizagem de Matemática. Tecnologias digitais. ABSTRACT This research aimed to analyze the methodologies and didactic practices in the context of the use of new digital technologies in the period of the pandemic caused by the new coronavirus. The research had as an instrument of data collection a virtual questionnaire in Google Forms (Google Form) of anonymous and voluntary nature, with 26 questions referring to the objectives of the project. 44 students collaborated with the research. Data analysis showed that 75% of students are in the habit of studying and had internet access to attend classes. Another result observed was that a significant portion of the students liked the mathematics classes in remote teaching, but reported having more preference for face-to-face teaching. The students had difficulties in understanding certain elementary mathematical concepts, among others, whose causes are related to the lack of motivation and study. To encourage students to solve problems involving mathematical concepts, teaching activities were designed and/or proposed in which didactic resources such as games, video lessons, quizzes, challenges, websites, among others were made. The research was developed at Escola Estadual Coronel Abilio Wolney, located in the municipality of Dianópolis-TO, by students who attended high school in remote mathematics classes, aiming to promote and encourage improvements in the quality of students' mathematical learning. Keywords: Remote Teaching. Teaching methodology and strategies. Mathematics Learning. Digital technologies.Item Proposta de um sistema especialista para triagem de dificuldades de aprendizagem(Campus Dianópolis, 2024-11-07) GOMES, Alan Vieira; LOPES, Valber Sardi.Este trabalho objetiva, especialmente, apontar experimentalmente que o uso de sistemas especialistas de apoio à tomada de decisões pode contribuir de maneira significante para facilitar o trabalho no contexto escolar de equipes pedagógicas multiprofissionais na identificação de problemas de aprendizagem ou distúrbios de comportamento, servindo-lhes como uma ferramenta auxiliar na oferta de opinião sobre algumas dificuldades de aprendizagem. Nessa perspectiva, foi desenvolvido um protótipo de um Sistema Especialista alimentado com informações características do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Desordem do Déficit de Atenção (DDA) utilizando o Shell de Inteligência Artificial Expert Sinta. Palavras-chave: Sistemas especialistas. Inteligência Artificial. Distúrbios de Aprendizagem. Equipe Multiprofissional. ABSTRACT This paper aims, in particular, to point out experimentally that the use of expert systems to support decision making can contribute significantly to facilitate the work in the school context of multiprofessional pedagogical teams in the identification of learning problems or behavior disorders, serving them as an auxiliary tool in the offer of opinion about some learning difficulties. In this perspective, a prototype of a Specialist System was developed, fed with information characteristic of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and Attention Deficit Disorder (DDA), using the Artificial Intelligence Shell Shell. Keywords: Expert systems. Artificial Intelligence. Learning Disorders. Multiprofessional Team.Item Evasão no curso de licenciatura em computação do IFTO: Campus Dianópolis 2015/2018(Campus Dianópolis, 2024-11-07) JESUS, Alessandra Marques de.; PESSOA, Maria Márcia Ney.Tendo em vista que a evasão escolar tem se tornado um dos temas mais pesquisados nas instituições educacionais e sendo de conhecimento que no curso de Licenciatura em computação do Instituto Federal do Tocantins - Campus Dianópolis há um alto índice de evasão, o presente estudo tem como objetivo principal investigar os principais fatores geradores de evasão, no curso de licenciatura em computação sob perspectiva dos discentes. Para tanto, foi necessário contextualizar o ensino superior na história da educação do Brasil, descrever a trajetória do curso de Licenciatura em Computação no país, discutir o conceito de evasão no ensino superior, fazer um levantamento de causas da evasão escolar em outras cursos de licenciatura e identificar fatores geradores da evasão escolar em cursos de Licenciatura em Computação de outras instituições. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica e em seguida uma pesquisa de campo com estudantes que se evadiram entre 2015 e 2018. Também foi feita uma pesquisa documental em monografias de conclusão de curso de outros discentes da Licenciatura em Computação do Campus Dianópolis do IFTO. Diante disso, espera-se que os resultados desse estudo possam ajudar na compreensão sobre a evasão nesse período de 2015 a 2018 e ajudar no combate a esse terrível problema. Palavras-chave: Causas. Evasão escolar. Licenciatura em Computação. ABSTRACT Bearing in mind that school dropout has become one of the most researched topics in educational institutions and since it is known that in the Licentiate Degree in Computing course at the Federal Institute of Tocantins - Campus Dianópolis there is a high rate of dropout, the present study aims to principal To investigate the main factors that generate evasion, in the degree course in computing from the perspective of the students. Therefore, it is necessary to contextualize higher education in the history of education in Brazil, describe the trajectory of the Licentiate in Computing course in the country, discuss the concept of evasion in higher education, survey the causes of school evasion in other courses of degree and to identify factors that generate school dropout in Degree courses in Computing from other institutions. A bibliographical research is then carried out and then a field research with students who dropped out between 2015 and 2018. Documentary research was also carried out in the course completion monographs of other students of the Licentiate in Computing at the IFTO Campus Dianópolis. In view of this, it is expected that the results of this study can help in the understanding of dropout in this period from 2015 to 2018 and help in the fight against this terrible problem. Keywords: Causes. School dropout. Degree in Computing.Item Uso das tecnologias digitais no processo de ensino - aprendizagem: análise em uma escola pública de ensino médio(2024-11-07) Nadisânia Soares dos SANTOS.O presente trabalho teve como objetivo descrever como as tecnologias vêm contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem, destacando a importância da tecnologia como ferramenta pedagógica no ensino médio do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa em Dianópolis, Tocantins. Trata-se de um uma pesquisa descritiva, em forma de Estudo de Caso de natureza qualitativa. Realizamos uma pesquisa por meio do Google Forms com estudantes e professores com vistas a compreender a utilização das tecnologias digitais durante a pandemia do coronavírus. Palavras- chaves: Ambiente Escolar. Educação. Tecnologias Digitais. Resumo This research aimed to describe how technologies have been contributing to the teachinglearning process, highlighting the importance of technology as a pedagogical tool at Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa in Dianópolis, Tocantins. a secondary school. This is a descriptive research, in the form of a Case Study of qualitative nature. We conducted a survey using Google Forms with students and teachers in order to understand the use of digital technologies during the coronavirus pandemic. Keywords: School environment. Education. Digital Technologies.Item Análise da relação entre o gênero feminino e o mercado de trabalho para a profissional de Tecnologia da Informação no município de Dianópolis-TO(Campus Dianópolis, 2024-11-07) COÊLHO, Marisa Rodrigues; BARBOZA, Proto Sardi, AndreaDesde a infância, as mulheres se acostumaram a pensar que bonecas são para meninas e videogames são para meninos, o que desencorajava e desencoraja cada vez mais as mulheres de carreiras em tecnologia e sub-representadas nesse ambiente completamente masculino. As mulheres ainda carregam responsabilidades de turno duplo. A dupla jornada feminina é um fenômeno cultural, em que as mulheres, ao conseguirem se inserir no mundo profissional, continuam sendo responsabilizadas pela maioria das tarefas domésticas e pela criação dos filhos. A pesquisa parte da seguinte problemática: Quais os enfrentamentos para profissionais de TI do gênero feminino no município de Dianópolis-TO? Tem como objetivo geral: Analisar a relação entre o gênero feminino e o mercado de trabalho para a profissional de tecnologia da informação no município de Dianópolis-TO. Sendo assim, essa pesquisa justifica-se, por ser útil para estudantes e profissionais em Licenciatura da Computação, Sistema da Informação e áreas afins; pois ao conhecer práticas discriminatórias por gêneros, tornam-se aptos a desenvolver políticas de integração, de forma a diminuir a diferença trabalhista entre gêneros. A presente monografia é composta das seguintes partes: apresentação da revisão de literatura, de forma a apresentar as principais barreiras que causam a sub-representatividade das mulheres no setor de C&T; O percurso de investigação será conduzido por questionário objetivo aplicado em mulheres que atuam no setor de Tecnologia e Informação no município de Dianópolis/TO. O procedimento utilizado para realizar a pesquisa foi um questionário, elaborado para coletar dados de fontes diretas do gênero feminino (indivíduos), as quais vivenciam o ambiente de TI mantendo o seu anonimato. É importante ter em mente que existem muitas mulheres bem-sucedidas e de sucesso na área de tecnologia, e as mulheres têm muito a oferecer nessa área. A diversidade de gênero traz benefícios para as equipes e empresas, e é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da tecnologia. Palavras-chave: Discriminação. Misoginia. Tecnofeminismo. ABSTRACT Since childhood, women have become accustomed to thinking that dolls are for girls and video games are for boys, which discouraged and increasingly discourages women from careers in technology and underrepresented in this all-male environment. Women still carry double shift responsibilities. The female double shift is a cultural phenomenon, in which women, when they manage to enter the professional world, continue to be responsible for most of the domestic chores and child rearing. The research starts from the following problem: What are the challenges faced by female IT professionals in the city of Dianópolis-TO? Its general objective is to analyze the relationship between the female gender and the job market for information technology professionals in the city of Dianópolis-TO. Thus, this research is justified because it is useful for students and professionals in Computer Science, Information Systems and related areas; for, by knowing discriminatory practices by gender, they become able to develop integration policies, in order to reduce the labor gap between genders. This monograph is composed of the following parts: presentation of the literature review, in order to present the main barriers that cause the under-representation of women in the S&T sector; The research route will be conducted by means of an objective questionnaire applied to women who work in the Technology and Information sector in the city of Dianópolis/TO. The procedure used to conduct the research was a questionnaire, designed to collect data from direct female sources (individuals), who experience the IT environment while maintaining their anonymity. It is important to keep in mind that there are many successful and successful women in the technology field, and women have a lot to offer in this area. Gender diversity brings benefits to teams and companies, and is key to the growth and development of technology. Keywords: Discrimination. Misogyny. TEchnofeminism.Item Compreensão conceitual e prática da educação híbrida(Campus Dianópolis, 2024-11-07) RODRIGUES DE FARIAS, Agdemenon; PESSOA, Márcia NeyA educação híbrida é um tema bastante relevante e que vêm sendo abordado com grande ênfase nos últimos dois anos, podemos conceituá-la com a união do ensino presencial em sala de aula com o uso de ferramentas digitais. Porém, essas tecnologias digitais tiveram seu uso fruto de resistência por professores e alunos devido a curva de aprendizagem exigida para aplicação de suas ferramentas. Nesse mesmo período, marcado pela pandemia da COVID -19, o uso dessas ferramentas foi acelerado pelas instituições educacionais públicas e privadas, que tiveram que sofrer adaptações bruscas e imediatas no oferecimento do ensino, para que desta forma, o ensino pudesse conseguir seguir os cronogramas estipulados nos planos educacionais propostos por cada ente. Nesse cenário, as ferramentas digitais foram vitais para que de forma remota fosse possível alcançar o sucesso mínimo no processo de ensino/aprendizagem. À frente dos inúmeros desafios a serem enfrentados, foi preciso buscar ferramentas para colocar em prática o novo modelo a ser utilizado. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo buscar e encontrar formas eficazes e concretas de implantação do ensino híbrido nas instituições de ensino de forma definitiva após o cenário pós-pandêmico, se aproveitando do aprendizado em ferramentas digitais e deixando bastante claro como esta forma de ensino veio para inovar todo o sistema educacional. À princípio, foram utilizados os recursos materiais existentes, como: computadores, tablets, smartphones, projetores e outros, e que foram sendo aperfeiçoados e adquiridos de acordo com as necessidades. Plataformas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) na utilização de aulas síncronas e assíncronas com ferramentas como o moodle, google meet, zoom, aulas gravadas e disponibilizadas no youtube com suportes de edições de áudio e vídeo, dentre outros, foram fundamentais para se conseguir atingir os patamares desejados. Espera-se com o resultado desta pesquisa ter uma série de recomendações de como esses dispositivos e ferramentas digitais podem ser utilizados como metodologias de ensino híbrido. Palavras-chave: Educação híbrida. Ensino. Ferramentas. Tecnologia. ABSTRACT Hybrid education is a very relevant theme that has been addressed with great emphasis in the last two years; we can conceptualize it as the union of classroom teaching with the use of digital tools. However, these digital technologies were resisted by teachers and students due to the learning curve required for the application of their tools. In this same period, marked by the COVID-19 pandemic, the use of these tools was accelerated by public and private educational institutions, which had to undergo sudden and immediate adaptations in the teaching offer, so that teaching could follow the schedules stipulated in the educational plans proposed by each entity. In this scenario, the digital tools were vital to remotely achieve the minimum success in the teaching/learning process. In front of the countless challenges to be faced, it was necessary to look for tools to put into practice the new model to be used. Therefore, this work aims to search and find effective and concrete ways to implement hybrid teaching in educational institutions in a definitive way after the post-pandemic scenario, taking advantage of the learning in digital tools and making it very clear how this way of teaching came to innovate the whole educational system. At first, the existing aterial resources were used, such as: computers, tablets, smartphones, projectors, and others, which were being improved and acquired according to the needs. Virtual Learning Environment platforms (VLE) in the use of synchronous and asynchronous classes with tools such as moodle, google meet, zoom, classes recorded and made available on youtube with support for audio and video editing, among others, were fundamental to achieve the desired levels. The result of this research is expected to provide a series of recommendations on how these devices and digital tools can be used as hybrid teaching methodologies. Keywords: Hybrid education. Teaching. Tools. Technology.Item Comparativo de desempenho dos algoritmos regressão logística e redes neurais artificiais na classificação de imagens utilizando a matriz de confusão na ferramenta Orange Data Mining(Campus Dianópolis, 2024-11-07) ÁVILA, Aparecida de Cássia Rodrigues; NUNES, Robert Mady.O presente trabalho treinou dois modelos de Aprendizado de Máquina, uma Regressão Logística e uma Rede Neural, para classificar imagens de três pintores. Foram utilizadas várias abordagens de Técnicas de Amostragens de Dados como a Validação Cruzada, Estratificação e Amostragem Aleatória. Foi utilizada uma pequena e diversificada quantidade de imagens e mudanças na arquitetura dos modelos durante os testes. O desempenho dos Algoritmos foi medido pela ferramenta Matriz de Confusão e toda a parte prática dos experimentos foram feitas na Ferramenta Orange Data Mining, uma caixa de ferramentas de mineração de dados gratuita própria para análise de dados. A Metodologia foi construída por meio de pesquisas bibliográficas e da leitura da documentação da ferramenta, ambas contribuíram para a geração de um Fluxo de trabalho, no qual os experimentos foram feitos baseados e executados. Foi utilizada uma quantidade mínima de imagens, devido a complexidade do problema e aos resultados alcançados nos testes iniciais. Os Experimentos demonstraram que as Técnicas de Amostragem de Dados, a arquitetura dos algoritmos, a quantidade de treinos e a diversificação das imagens são fatores relevantes para o desempenho dos modelos de aprendizagem de máquina, mesmo que o conjunto de dados seja limitado. A literatura já havia mencionado que o desempenho da Regressão Logística poderia ser superior ao de uma Rede Neural, tendo como base um conjunto de dados de pequena complexidade, fato que foi comprovado neste trabalho. A Matriz de Confusão se mostrou como uma ferramenta capaz de medir o desempenho dos algoritmos, dos modelos e das Técnicas de Amostragens de Dados, conforme também mencionado na literatura. O trabalho também concluiu que a Regressão Logística pode ser uma opção viável para a classificação de imagens em uma situação de pequena complexidade do problema envolvido e de recursos computacionais limitados. Palavras-chave: Machine learning. Matriz de confusão. Orange Data Mining. ABSTRACT The present work trained two Machine Learning models, a Logistic Regression and a Neural Network, to classify images of three painters. Several approaches of Data Sampling Techniques were used, such as Cross Validation, Stratification and Random Sampling. A small and diverse amount of images and changes in the architecture of the models were used during the tests. The performance of the Algorithms was measured by the Confusion Matrix tool and all the practical part of the experiments were done in the Orange Data Mining Tool, a free data mining toolbox for data analysis. The Methodology was built through bibliographical research and reading the tool's documentation, both of which contributed to the generation of a Workflow, on which the experiments were based and executed. A minimal amount of images was used, due to the complexity of the problem and the results achieved in the initial tests. The Experiments demonstrated that the Data Sampling Techniques, the architecture of the algorithms, the amount of training and the diversification of the images are relevant factors for the performance of the machine learning models, even if the data set is limited. The literature had already mentioned that the performance of Logistic Regression could be superior to that of a Neural Network, based on a data set of low complexity, a fact that was proven in this work. The Confusion Matrix proved to be a tool capable of measuring the performance of algorithms, models and Data Sampling Techniques, as also mentioned in the literature. The work also concluded that Logistic Regression can be a viable option for image classification in a situation of low complexity of the problem involved and limited computational resources. Keywords: Machine learning. Confusion matrix. Orange Data Mining.Item O uso do Scratch na educação de estudantes do Ensino Fundamental: uma revisão bibliográfica(Campus Dianópolis, 2024-11-07) SANTOS, Theylor Sousa; CONCEIÇÃO, Marcos DiasAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão inseridas nas mais diversas áreas da sociedade e com mais notoriedade, assim como os avanços tecnológicos, que cada vez mais estão presentes no dia a dia das pessoas. Inserir essas TICs no ensino é um desafio que permeia o meio educacional, e que deve ser resolvido. É válido e proveitoso que as TICs sejam inseridas no meio educacional, em especial no ensino fundamental, assim como o pensamento computacional também é algo válido, uma vez que pode ser definido como uma estratégia que identifica e soluciona problemas propostos com maior facilidade e rapidez. Trabalhar esse pensamento nos alunos que cursam o ensino fundamental proporciona aos alunos o crescimento de suas capacidades criativas, além de auxiliá-los nas mais diversas áreas do conhecimento. O software Scratch é visto como uma opção viável para o ensino desse pensamento e para ajudar a resolver esse desafio de inclusão das TICs no processo de ensino. Diante desse cenário, o presente trabalho tem o objetivo de analisar os impactos do uso da ferramenta Scratch no processo de aprendizagem do estudante que cursa o ensino fundamental, a partir das experiências identificadas em artigos científicos publicados no período de 2014 a 2021. Usou-se a metodologia qualitativa e de pesquisa bibliográfica, buscando assim, dados atuais que mostrassem impactos sobre o ensino de estudantes no ensino fundamental. Os resultados deste trabalho mostraram que os alunos conseguiram desenvolver bem as atividades propostas, aprenderam com facilidade utilizar o Scratch, obtiveram dificuldades na lógica de programação, porém conseguiram finalizar todas as atividades propostas nos artigos avaliados. Podendo assim dizer que o uso da ferramenta Scratch no ensino fundamental impacta positivamente o processo de aprendizagem dos estudantes que cursam o ensino fundamental. Palavras-chave: Scratch na aprendizagem, ensino fundamental e Scratch. ABSTRACT Information and Communication Technologies (ICT) are inserted in the most diverse areas of society and with more notoriety, as well as technological advances, which are increasingly present in people's daily lives. Inserting these ICTs in teaching is a challenge that permeates the educational environment, and that must be resolved. It is valid and beneficial that ICTs are inserted in the educational environment, especially in elementary school, just as computational thinking is also something valid, since it can be defined as a strategy that identifies and solves proposed problems with greater ease and speed. Working with this thought in students attending elementary school provides students with the growth of their creative abilities, in addition to helping them in the most diverse areas of knowledge. Scratch software is seen as a viable option for teaching this thinking and helping to solve this challenge of including ICTs in the teaching process. Given this scenario, this study aims to analyze the impacts of using the Scratch tool on the learning process of students attending elementary school, based on the experiences identified in scientific articles published from 2014 to 2021. the qualitative methodology and bibliographic research, thus seeking current data that could show impacts on the teaching of students in elementary school. The results of this work showed that the students were able to develop the proposed activities well, learned to use Scratch easily, had difficulties in the programming logic, but managed to complete all the activities proposed in the evaluated articles. Thus, it can be said that the use of the Scratch tool in elementary school positively impacts the learning process of students who attend elementary school. Keywords: Scratch in Learning, elementary school and Scratch.Item Tecnologias no auxílio ao ensino-aprendizagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)(Campus Dianópolis, 2024-11-07) ALVES, Erik Axcel da Silva; NUNES, Robert MadyO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um mal que atinge milhões de pessoas no mundo. Desde que as políticas de inclusão de portadores de necessidades especiais foram implantadas no Brasil, docentes buscam informações e estratégias de como lidar com determinados transtornos e assim, garantir o direito de aprendizado a todos os alunos em um processo de acolhimento e inclusão. Pesquisas anteriores evidenciam que o uso de tecnologias computacionais como recurso pedagógico influência de maneira positiva o desempenho escolar e acadêmico de pessoas com TDAH. Diante deste cenário, o presente trabalho surgiu com o objetivo de apresentar resultados obtidos a partir de uma análise realizada de artigos científicos selecionados do portal Periódicos da CAPES dos últimos 10 anos, que estão ligados a tecnologias computacionais no auxílio à aprendizagem de pessoas com TDAH. Neste sentido, apresentaram-se estudos como análises ou sugestões de possibilidades de uso de tecnologias computacionais na realização e desenvolvimento de rotinas e métodos educacionais que auxiliam na melhoria acadêmica e social de pessoas com TDAH. Palavras-chave: TDAH, TIC na escola e Ensino inclusivo. ABSTRACT The Attention Deficit Hyperactivity Disorder is an evil that affects millions of people in the world. Since the inclusion policies for people with special needs have been implemented in Brazil, teachers seek information and strategies on how to deal with certain disorders and thus ensure the right to learning for all students in a process of welcome and inclusion. There is research that shows that the use of computer technologies as a pedagogical resource positively influences the school and academic performance of people with ADHD. In view of this scenario, the present work arose with the objective of presenting results obtained from an analysis of selected scientific articles from the CAPES Periodicals portal over the last 10 years, which are linked to computer technologies in helping people with ADHD to learn. In this sense, studies were presented as analyses or suggestions of possibilities of using computational technologies in the realization and development of educational routines and methods that help in the academic and social improvement of people with ADHD. Keywords: ADHD, ICT in school and inclusive education.Item LIBRAS: um desafio no ensino remoto durante a pandemia(Campus Dianópolis, 2024-11-07) DE ALBUQUERQUE, Susana; RODRIGUES, Fabiana Bonfim de Santana PESSOA, Márcia NeyA presente pesquisa teve como objetivo identificar os desafios enfrentados pelos professores para o ensino de estudantes surdos dos cursos Técnicos Integrados ao ensino médio do Campus Dianópolis do IFTO no período de pandemia do coronavírus, analisando como as TDICs podem auxiliar no ensino remoto desses estudantes, mediado também pela Libras. A Língua Brasileira de Sinais ao longo dos tempos assumiu um papel importante de derrubar barreiras sociais e incluir pessoas. Ainda que seja um desafio, é necessário trazer temas como esse para a sociedade, com o intuito de dar maior visibilidade à comunidade surda. Contudo, apesar de por um lado haver necessidade de inclusão não somente da Libras nos ambientes sociais, por outro, há indivíduos pouco ou quase nada informados sobre a vivência das pessoas surdas socialmente. Na escola não é diferente. Além de este trabalho ser uma realização pessoal, ele também registrou estratégias e possibilidades de inclusão. Suas ideias se fundamentam em teóricos como Maria Teresa Eglér Mantoan (2003) e José Manuel Moran (2018, 2022). Palavras-chave: Estudantes surdos. Inclusão. Libras, TDICs. Abstract The present research aimed to identify challenges faced by teachers while teaching of deaf students of the Technical Integrated to the high school courses of the Campus Dianópolis of IFTO in the period of pandemic of the coronavirus, analyzing how the TDICs can assist the remote teaching of these students, mediated also by Libras. The Brazilian Sign Language has played an important role in breaking down social barriers and including people. Although it is a challenge, it is necessary to bring themes like this to society, in order to give greater visibility to the deaf community. However, although, on the one hand, there is a need to include not only Libras in social environments. There are also individuals who are few or almost uninformed about the experience of deaf people socially. At school it is no different. In addition, this work is a personal achievement. It also registered strategies and possibilities for inclusion. These ideas are based on theorists such as Maria Teresa Eglér Mantoan (2003) and José Manuel Moran (2018; 2022). Keywords: Deaf students. Inclusion. Libras, TDICs.Item Computação desplugada: Experiências em sala de aula e sua aplicação(Campus Dianópolis, 2024-11-07) MOREIRA DA NÓBREGA, Rinaldo; DIAS, Patryne da Costa. PESSOA, Marcia Ney.A computação chegou no Brasil por volta dos anos 60, quando veio para uma universidade onde eram realizadas pesquisas, ao chegar começaram a ser feitos estudos para levar a computação e o uso dessa tecnologia para as escolas, criando alguns programas dentre eles o ProInfo. No início dos anos 2000, escolas receberam kits de computadores com programas educacionais e, assim, foram montados os laboratórios de informática, alguns equipados com antenas de acesso à internet via satélite. Os computadores vieram com o sistema operacional chamado Linux Educacional e trouxeram vários jogos educativos para serem utilizados, também receberam tablets para distribuição dos alunos e serem utilizados em pesquisas nas salas de aula, já na segunda década os laboratórios foram encerrados e os alunos ficaram sem as aulas de informática, com a realização dos estágios pude perceber que havia necessidade de algo para ajudar os professores, então como ideia surgiu a confecção de uma cartilha para orientar os professores a ensinarem os alunos sem a necessidade do uso do computador. Palavras-chave: Computação Desplugada. Ensino Médio, Estágio. Experiências ABSTRACT Computing arrived in Brazil around the 60s, when it came to a university where research was carried out, when it arrived, studies began to be carried out to take computing and the use of this technology to schools, creating some programs, among them ProInfo. In the early 2000s, schools received computer kits with educational programs and so computer labs were set up, some bathrooms with satellite internet access antennas. The computers came with the operating system called Linux Educacional and brought several educational games to be used, they also received tablets for distribution to the students and were used in research in the classrooms, already in the second decade the laboratories were locked and the students were without the computer classes, with the completion of the I could see that there was a need for something to help the teachers, so the idea came up to create a booklet to guide teachers to teach students without the need to use a computer. Keywords: Unplugged Computing. High School, Experience, InternshipItem Estudo do impacto financeiro e técnico de redes neutras na cidade de Dianópolis(Campus Dianópolis, 2024-11-07) JÚNIOR, Onésimo Raposo da Silva; RAMALHO, Lucas ArrudaEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como escopo investigar a pertinência da implementação de redes neutras em contextos urbanos de médio porte, com foco na cidade de Dianópolis, Tocantins. O estudo emprega uma metodologia de pesquisa de campo abrangente, examinando cinco provedores de internet na região para elucidar a infraestrutura existente, identificar desafios e delinear oportunidades. A pesquisa destaca a importância paradigmática das redes neutras, enfocando os ganhos derivados de uma abordagem ecumênica e colaborativa em contraste com os paradigmas tradicionais de desenvolvimento de infraestrutura de rede. Ao adotar uma perspectiva neutra, busca-se viabilizar o compartilhamento da infraestrutura entre diversos provedores de serviços, propiciando um ambiente competitivo e expandindo as opções disponíveis para os usuários finais. Um elemento central deste TCC reside na avaliação da viabilidade financeira intrínseca às redes neutras em comparação com os modelos de implementação convencionais. A análise pormenorizada dos custos envolvidos na construção, manutenção e atualização das infraestruturas de rede neutras expõe potenciais economias e eficiências operacionais. Tal abordagem não apenas reduz os dispêndios iniciais, mas também contribui para a sustentabilidade econômica a longo prazo dos provedores de serviços de internet, repercutindo beneficamente nos consumidores finais. Ao concluir, este trabalho ressalta a relevância das redes neutras como uma alternativa inovadora e sustentável para cidades de médio porte, exemplificada em Dianópolis. Os resultados da pesquisa de campo e as análises econômicas apresentadas são destinados a prover discernimentos significativos para gestores públicos, empresas de telecomunicações e demais interessados na otimização da conectividade em áreas urbanas de médio porte. Palavras-chave: Cabeamento. Infraestrutura. Inovação. Rede Neutras. ABSTRACT This Undergraduate Thesis aims to investigate the relevance of implementing neutral networks in medium-sized urban contexts, focusing on the city of Dianópolis, Tocantins. The study employs a comprehensive field research methodology, examining five internet service providers in the region to elucidate existing infrastructure, identify challenges, and outline opportunities. The research emphasizes the paradigmatic importance of neutral networks, highlighting the benefits derived from an inclusive and collaborative approach in contrast to traditional paradigms of network infrastructure development. By adopting a neutral perspective, the goal is to facilitate infrastructure sharing among various service providers, fostering a competitive environment and expanding options for end-users. A central element of this thesis lies in the assessment of the intrinsic financial viability of neutral networks compared to conventional implementation models. A detailed analysis of the costs involved in the construction, maintenance, and upgrading of neutral network infrastructures reveals potential savings and operational efficiencies. This approach not only reduces initial expenditures but also contributes to the long-term economic sustainability of internet service providers, positively impacting end-users. In conclusion, this work emphasizes the relevance of neutral networks as an innovative and sustainable alternative for medium-sized cities, exemplified in Dianópolis. The results of the field research and economic analyses presented are intended to provide meaningful insights for public administrators, telecommunications companies, and other stakeholders interested in optimizing connectivity in medium-sized urban areas. Keywords: Cabling. Infrastructure. Innovation. Neutral Network.Item Fatores associados ao insucesso nas disciplinas de programação de computadores: um estudo no curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Tocantins(Campus Dianópolis, 2024-11-07) MATOS, Pedro Vinícios Sena de; CONCEIÇÃO, Marcos Dias daAs disciplinas de programação de computadores nos cursos relacionados à área de computação têm por objetivo o desenvolvimento de habilidades que permitam ao acadêmico criar softwares, aplicativos e sites, além de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Na modalidade de licenciatura, além dessas habilidades, ao término do curso, o acadêmico deve estar apto a ministrar aulas sobre esses temas. O insucesso nessas disciplinas tem atingido um grande número de acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação do Campus Dianópolis, atrasando o término do curso e muitas vezes motivando a evasão. Este estudo buscou identificar os principais fatores associados ao insucesso nas disciplinas de programação. A população abordada foi de estudantes e ex-estudantes do Curso de Licenciatura em Computação do campus Dianópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO). A pesquisa teve caráter exploratório e utilizou de fontes documentais e aplicação de questionários. Os dados foram analisados a partir de técnicas de análise exploratória e análise de conteúdo. Este estudo buscou como resultado contribuir para a compreensão de quais fatores influenciam no insucesso nas disciplinas de programação, servindo como apoio a gestores e professores dessas disciplinas no desenvolvimento de práticas de prevenção dos casos de insucesso acadêmico. Palavras-chave: desempenho acadêmico, ensino superior, Licenciatura em Computação, programação de computadores. ABSTRACT Computer programming disciplines in computer-related courses aim to develop skills that enable students to create software, applications, and websites, and contribute to the development of logical thinking. In the degree mode, in addition to these skills, at the end of the course, the student must be able to teach classes on these topics. Failure in these disciplines has hit a large number of undergraduate students in the Computing Degree course at Campus Dianópolis, delaying the completion of the course and often motivating dropout. This study sought to identify the main factors associated with failure in programming disciplines. The population approached was students and former students of the Computer Degree Course at the Dianópolis campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFTO). The research was exploratory and used documentary sources and questionnaires. Data were analyzed using exploratory analysis and content analysis techniques. This study aimed to contribute to the understanding of which factors influence the failure in programming disciplines, serving as support to managers and teachers of these disciplines in the development of practices of prevention of academic failure cases. Keywords: academic performance, higher education, computer license, computer programming.Item Investigação do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino médio: uma visão do momento pandêmico(Campus Dianópolis, 2024-11-07) SOARES, Welder Vitor Ramalho; MADY NUNES, Robert.Recentemente, o mundo vivenciou uma condição atípica de isolamento social ao passar pela pandemia do COVID-19, que de fato, diversos setores da sociedade foram alvo de mudanças repentinas, inclusive a educação. Assim sendo, houve a necessidade da utilização do ensino remoto para dar continuidade ao calendário letivo, tudo isso, devido ao distanciamento social. Com pouco conhecimento ou sem nenhum, diversos professores pelo mundo tiveram que se reinventar e inovar suas metodologias de ensino de forma a satisfazer o momento vivenciado. Dessa maneira, fortaleceu-se a necessidade do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no cotidiano de pessoas do mundo inteiro, inclusive no que se refere à educação. Professores do ensino médio de todo o país, responsáveis pela etapa final de preparação dos alunos para os vestibulares, tiveram que buscar formas de escape para atender seu público. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo investigar o uso das tecnologias da informação e da comunicação utilizadas por professores do ensino médio como forma de solução no momento pandêmico para a continuidade do calendário letivo e preparação dos alunos para vestibulares e outras provas do nível de ensino médio. Como resultado, notou-se que com o impulso ocasionado pela pandemia em relação ao uso de TICs, o ensino híbrido e a massificação do uso de tecnologias faz e fará parte dos métodos de ensino dos docentes. Palavras-chave: TICs, Ensino Médio, Pandemia. ABSTRACT Recently, the world experienced an atypical condition of social isolation when going through the COVID-19 pandemic, which in fact, several sectors of society were the target of sudden changes, including education. Therefore, there was a need to use remote teaching to continue the school calendar, all of this, due to social distancing. With little or no knowledge, several teachers around the world had to reinvent themselves and innovate their teaching methodologies in order to satisfy the moment experienced. In this way, the need for the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the daily lives of people around the world, including with regard to education, was strengthened. High school teachers across the country, responsible for the final stage of preparing students for entrance exams, had to look for ways to escape to serve their public. In view of this, the present work aims to investigate the use of information and communication technologies used by high school teachers as a form of solution in the pandemic moment for the continuity of the school calendar and preparation of students for entrance exams and other tests of the level of high school. As a result, it was noted that with the boost caused by the pandemic in relation to the use of ICTs, hybrid teaching and the mass use of technologies is and will be part of the teaching methods of teachers. Keywords: ICT, High School and Pandemic.