Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 29
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A aplicação do ensino remoto no processo de ensino aprendizagem dos estudantes de licenciatura em computação, Campus Dianópolis, no período de abril de 2020 a dezembro de 2021.(Campus Diánopolis, 2024-11-05) CARVALHO, Renato Gualberto.; PESSOA, Márcia NeyEsta pesquisa teve como objetivo discutir as diferentes realidades de ensino-aprendizagem vivenciadas pelos acadêmicos da licenciatura em Computação do Campus Dianópolis do IFTO na forma de ensino remoto na pandemia do coronavírus. Trata-se de um estudo de caso em que 38 acadêmicos do curso e cinco professores que vivenciaram esse momento responderam a questionários acerca de suas experiências. O trabalho apresenta uma breve contextualização da educação brasileira durante a pandemia do coronavírus, situa o curso de Licenciatura em Computação no Brasil e aponta algumas dificuldades dos discentes dos cursos de Computação em geral, além de descrever o ensino remoto e o uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação. Palavras-chave: Ensino Remoto. Licenciatura em Computação Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. ABSTRACT The objective of this research was to discuss the different realities of teaching and learning experienced by academics of the degree in Computing at campus Dianópolis of IFTO in the form of remote teaching in the coronavirus pandemic. It is a case study in which 38 academics of the course and five professors who experienced this moment answered questionnaires about their experiences. The work presents a brief contextualization of Brazilian education during the coronavirus pandemic, situates the Degree in Computing course in Brazil and points out some difficulties of students of Computing courses in general, in addition to describing remote teaching and the use of Digital Technologies of Communication and Information. Keywords: Remote Teaching. Computing Degree. Digital Technologies of Information and CommunicationItem Abordagens temáticas, teóricas e metodológicas da produção acadêmica de tcc do curso de Licenciatura em Computação no Campus Dianópolis no período de 2018 A 2021.(Campus Dianópolis, 2024-11-08) RODRIGUES, Hiago Mendes Rodrigues.; LIMA JÚNIOR. Wilson Rodrigues de.RESUMO Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) surge de questionamentos a respeito das temáticas, dos embasamentos teóricos e dos caminhos metodológicos da produção acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação (LCC) do Campus Dianópolis, do Instituto Federal do Tocantins - IFTO. Todos os cursos exigem que seus acadêmicos realizem um TCC como atividade final, exigindo dos acadêmicos uma melhor produção textual. Para se alcançar as respostas desses questionamentos se propôs como objetivo: realizar um estudo sobre as pesquisas de TCCs dos acadêmicos do LCC, Campus Dianópolis, levando em consideração os temas abordados, as áreas do conhecimento envolvidas, os autores citados e as metodologias aplicadas. Dessa forma, a análise panorâmica desses trabalhos acadêmicos é de suma importância para a instituição, para os pesquisadores e para futuros formandos do curso, pois pode trazer informações quanto aos temas dos textos, referenciais teóricos e áreas em que essas pesquisas acadêmicas se encerram, servindo assim como um indicador para os futuros TCCs. Considera-se que os resultados dessa pesquisa, caracterizado como ‘pesquisa científica aplicada’, podem contribuir tanto como um norteamento para os estudantes em processo de finalização das atividades acadêmicas, quanto para os orientadores de TCCs da LCC do Campus Dianópolis. Palavras-chave: Licenciatura em Computação. Pesquisa Documental. TCCs. ABSTRACT This Course Completion Work (TCC) arises from questions about the thematic approaches, theoretical foundations and methodological paths of the academic production of the Degree in Computing Course (LCC) of the Dianópolis Campus, of the Federal Institute of Tocantins - IFTO. All courses require their academics to perform a Final Paper as a final activity, demanding better textual production from academics. In order to answer these questions, the following objective was proposed: to carry out a study on the research of TCCs by academics from the LCC, Campus Dianópolis, taking into account the topics addressed, the areas of knowledge involved, the cited authors and the applied methodologies. In this way, performing a panoramic analysis of these academic works is of paramount importance for the institution, for the researchers and for future graduates of the course, as it can provide information regarding the themes of the texts, theoretical references and areas in which these academic researches end, thus serving as an indicator for future TCCs. It is considered that the results of this research, characterized as 'applied scientific research', can contribute both as a guide for students in the process of finalizing their academic activities, and for TCCs advisors at LCC at Campus Dianópolis. Keywords: Degree in Computing. Documentary Research. TCCs.Item Análise da relação entre o gênero feminino e o mercado de trabalho para a profissional de Tecnologia da Informação no município de Dianópolis-TO(Campus Dianópolis, 2024-11-07) COÊLHO, Marisa Rodrigues; BARBOZA, Proto Sardi, AndreaDesde a infância, as mulheres se acostumaram a pensar que bonecas são para meninas e videogames são para meninos, o que desencorajava e desencoraja cada vez mais as mulheres de carreiras em tecnologia e sub-representadas nesse ambiente completamente masculino. As mulheres ainda carregam responsabilidades de turno duplo. A dupla jornada feminina é um fenômeno cultural, em que as mulheres, ao conseguirem se inserir no mundo profissional, continuam sendo responsabilizadas pela maioria das tarefas domésticas e pela criação dos filhos. A pesquisa parte da seguinte problemática: Quais os enfrentamentos para profissionais de TI do gênero feminino no município de Dianópolis-TO? Tem como objetivo geral: Analisar a relação entre o gênero feminino e o mercado de trabalho para a profissional de tecnologia da informação no município de Dianópolis-TO. Sendo assim, essa pesquisa justifica-se, por ser útil para estudantes e profissionais em Licenciatura da Computação, Sistema da Informação e áreas afins; pois ao conhecer práticas discriminatórias por gêneros, tornam-se aptos a desenvolver políticas de integração, de forma a diminuir a diferença trabalhista entre gêneros. A presente monografia é composta das seguintes partes: apresentação da revisão de literatura, de forma a apresentar as principais barreiras que causam a sub-representatividade das mulheres no setor de C&T; O percurso de investigação será conduzido por questionário objetivo aplicado em mulheres que atuam no setor de Tecnologia e Informação no município de Dianópolis/TO. O procedimento utilizado para realizar a pesquisa foi um questionário, elaborado para coletar dados de fontes diretas do gênero feminino (indivíduos), as quais vivenciam o ambiente de TI mantendo o seu anonimato. É importante ter em mente que existem muitas mulheres bem-sucedidas e de sucesso na área de tecnologia, e as mulheres têm muito a oferecer nessa área. A diversidade de gênero traz benefícios para as equipes e empresas, e é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da tecnologia. Palavras-chave: Discriminação. Misoginia. Tecnofeminismo. ABSTRACT Since childhood, women have become accustomed to thinking that dolls are for girls and video games are for boys, which discouraged and increasingly discourages women from careers in technology and underrepresented in this all-male environment. Women still carry double shift responsibilities. The female double shift is a cultural phenomenon, in which women, when they manage to enter the professional world, continue to be responsible for most of the domestic chores and child rearing. The research starts from the following problem: What are the challenges faced by female IT professionals in the city of Dianópolis-TO? Its general objective is to analyze the relationship between the female gender and the job market for information technology professionals in the city of Dianópolis-TO. Thus, this research is justified because it is useful for students and professionals in Computer Science, Information Systems and related areas; for, by knowing discriminatory practices by gender, they become able to develop integration policies, in order to reduce the labor gap between genders. This monograph is composed of the following parts: presentation of the literature review, in order to present the main barriers that cause the under-representation of women in the S&T sector; The research route will be conducted by means of an objective questionnaire applied to women who work in the Technology and Information sector in the city of Dianópolis/TO. The procedure used to conduct the research was a questionnaire, designed to collect data from direct female sources (individuals), who experience the IT environment while maintaining their anonymity. It is important to keep in mind that there are many successful and successful women in the technology field, and women have a lot to offer in this area. Gender diversity brings benefits to teams and companies, and is key to the growth and development of technology. Keywords: Discrimination. Misogyny. TEchnofeminism.Item Análise de aplicativos móveis como ferramentas de inclusão para o ensino de programação(Campus Dianópolis, 2024-11-07) RIBEIRO DOS SANTOS, Inaê; RAMALHO, Lucas ArrudaEste trabalho tem a finalidade de analisar as ferramentas móveis Grasshopper, Dcoder e Replit, focando nos pontos fortes e fracos de suas interfaces. Os principais desafios na utilização estão ligados à sua adaptação ao tamanho reduzido das telas touchscreen dos smartphones que são usados como teclado e visualização, o que traz desvantagem em relação a um computador comum. Por isso, este trabalho apresenta como tema a análise de tecnologias móveis para o ensino de programação, com o objetivo principal de apresentar um estudo quali-quantitativo em relação aos editores de código e sistemas disponíveis para prática de programação através dos dispositivos móveis. Sendo assim, pretende-se investigar como as tecnologias móveis podem auxiliar os estudantes da área da tecnologia nas disciplinas de programação. Podemos concluir que este trabalho propõe uma pesquisa significativa em relação à disciplina de lógica de programação, por considerar esta uma disciplina chave para entrada e permanência de alunos nos cursos de computação. Durante o processo de pesquisa outros aplicativos de programação para uso em dispositivos móveis serão testados e analisados. Espera-se com isso que os estudantes e professores da área da tecnologia conheçam os aplicativos existentes, suas vantagens e desvantagens. Palavras-chave: Aplicações Móveis, Ensino, Interface Gráfica de Usuário, Lógica de Programação. ABSTRACT This work aims to analyze the Grasshopper, Dcoder and Replit mobile tools, focusing on the strengths and weaknesses of their interfaces. The main challenges are linked to its adaptation to the reduced size of touchscreens on smartphones that are used as a keyboard and visualization, which brings a disadvantage in relation to a common computer. Therefore, this work presents as its theme the analysis of mobile technologies for programming teaching, with the main objective of presenting a quali-quantitative study in relation to the compilers and systems available for programming practice through mobile devices. Therefore, it is intended to investigate how mobile technologies can help technology students in programming disciplines. We can conclude that this work proposes a significant research in relation to programming logic, as it is considered a key subject for students to enter and remain in computing courses. During the research process, other programming applications for use on mobile devices will be tested and analyzed. It is expected that students and teachers in the area of technology know the existing applications, their advantages and disadvantages. Keywords: Mobile Applications, Teaching, Graphical User Interface, Programming Logic.Item Análise de requisitos para banco de dados voltados a Aplicações IOT(2024-11-08) ARAÙJO, Karine de Souza.; RAMALHO, Lucas Arruda.RESUMO A correria da vida cotidiana fez com que o ser humano buscasse cada vez mais por alternativas que auxiliassem na realização de tarefas e na economia. Com o crescente desenvolvimento das ferramentas tecnológicas isso se tornou eficaz e presente em vários ramos da sociedade, tanto dentro de casa quanto no campo, nas indústrias e nos transportes. A necessidade de conhecer essas tecnologias e saber como funciona o Banco de Dados que guarda todas essas informações é de extrema importância dado que em algum momento, devido a modernização, o conhecimento se fará imprescindível. Pensando nisso, conceitos importantes foram abordados neste trabalho, tais como Automação, Internet das Coisas, Learn Machine, Sistemas Distribuidos, entre outros. Além disso, ferramentas IoT com interfaces gratuitas foram apresentadas a fim de mostrar que é algo que não está tão longe da realidade. Este trabalho objetivou analisar em artigos da literatura as ferramentas e arquiteturas de armazenamento de dados aplicadas em cenários IoT. Palavras-chave: Automação. Computação em Névoa. Ferramentas. Framework. Heterogeneidade. Inovação. Protocolos. Sistemas Distribuídos. Tecnologia. ABSTRACT The rush of everyday life has made human beings increasingly search for alternatives that help in carrying out tasks and saving money. With the increasing development of technological tools, this has become effective and present in various areas of society, both at home and in the countryside, in industries and in transport. The need to know these technologies and know how the Database that stores all this information works is extremely important given that at some point, due to modernization, knowledge will become essential. With this in mind, important concepts were covered in this work, such as Automation, Internet of Things, Learn Machine, Distributed Systems, among others. Furthermore, IoT tools with free interfaces were presented in order to show that it is something that is not so far from reality. This work aimed to analyze in literature articles the data storage tools and architectures applied in IoT scenarios. Keywords: Automation. Fog Computing. Tools. Framework. Heterogeneity. Innovation.Item Análise de requisitos para banco de dados voltados a aplicações IOT(Campus Dianópolis, 2024-11-08) ARAÚJO, Karine de Souza; RAMALHO, Lucas ArrudaA correria da vida cotidiana fez com que o ser humano buscasse cada vez mais por alternativas que auxiliassem na realização de tarefas e na economia. Com o crescente desenvolvimento das ferramentas tecnológicas isso se tornou eficaz e presente em vários ramos da sociedade, tanto dentro de casa quanto no campo, nas indústrias e nos transportes. A necessidade de conhecer essas tecnologias e saber como funciona o Banco de Dados que guarda todas essas informações é de extrema importância dado que em algum momento, devido a modernização, o conhecimento se fará imprescindível. Pensando nisso, conceitos importantes foram abordados neste trabalho, tais como Automação, Internet das Coisas, Learn Machine, Sistemas Distribuidos, entre outros. Além disso, ferramentas IoT com interfaces gratuitas foram apresentadas a fim de mostrar que é algo que não está tão longe da realidade. Este trabalho objetivou analisar em artigos da literatura as ferramentas e arquiteturas de armazenamento de dados aplicadas em cenários IoT. Palavras-chave: Automação. Computação em Névoa. Ferramentas. Framework. Heterogeneidade. Inovação. Protocolos. Sistemas Distribuídos. Tecnologia. ABSTRACT The rush of everyday life has made human beings increasingly search for alternatives that help in carrying out tasks and saving money. With the increasing development of technological tools, this has become effective and present in various areas of society, both at home and in the countryside, in industries and in transport. The need to know these technologies and know how the Database that stores all this information works is extremely important given that at some point, due to modernization, knowledge will become essential. With this in mind, important concepts were covered in this work, such as Automation, Internet of Things, Learn Machine, Distributed Systems, among others. Furthermore, IoT tools with free interfaces were presented in order to show that it is something that is not so far from reality. This work aimed to analyze in literature articles the data storage tools and architectures applied in IoT scenarios. Keywords: Automation. Fog Computing. Tools. Framework. Heterogeneity. Innovation. Protocols. Distributed Systems. TechnologyItem Comparativo de desempenho dos algoritmos regressão logística e redes neurais artificiais na classificação de imagens utilizando a matriz de confusão na ferramenta Orange Data Mining(Campus Dianópolis, 2024-11-07) ÁVILA, Aparecida de Cássia Rodrigues; NUNES, Robert Mady.O presente trabalho treinou dois modelos de Aprendizado de Máquina, uma Regressão Logística e uma Rede Neural, para classificar imagens de três pintores. Foram utilizadas várias abordagens de Técnicas de Amostragens de Dados como a Validação Cruzada, Estratificação e Amostragem Aleatória. Foi utilizada uma pequena e diversificada quantidade de imagens e mudanças na arquitetura dos modelos durante os testes. O desempenho dos Algoritmos foi medido pela ferramenta Matriz de Confusão e toda a parte prática dos experimentos foram feitas na Ferramenta Orange Data Mining, uma caixa de ferramentas de mineração de dados gratuita própria para análise de dados. A Metodologia foi construída por meio de pesquisas bibliográficas e da leitura da documentação da ferramenta, ambas contribuíram para a geração de um Fluxo de trabalho, no qual os experimentos foram feitos baseados e executados. Foi utilizada uma quantidade mínima de imagens, devido a complexidade do problema e aos resultados alcançados nos testes iniciais. Os Experimentos demonstraram que as Técnicas de Amostragem de Dados, a arquitetura dos algoritmos, a quantidade de treinos e a diversificação das imagens são fatores relevantes para o desempenho dos modelos de aprendizagem de máquina, mesmo que o conjunto de dados seja limitado. A literatura já havia mencionado que o desempenho da Regressão Logística poderia ser superior ao de uma Rede Neural, tendo como base um conjunto de dados de pequena complexidade, fato que foi comprovado neste trabalho. A Matriz de Confusão se mostrou como uma ferramenta capaz de medir o desempenho dos algoritmos, dos modelos e das Técnicas de Amostragens de Dados, conforme também mencionado na literatura. O trabalho também concluiu que a Regressão Logística pode ser uma opção viável para a classificação de imagens em uma situação de pequena complexidade do problema envolvido e de recursos computacionais limitados. Palavras-chave: Machine learning. Matriz de confusão. Orange Data Mining. ABSTRACT The present work trained two Machine Learning models, a Logistic Regression and a Neural Network, to classify images of three painters. Several approaches of Data Sampling Techniques were used, such as Cross Validation, Stratification and Random Sampling. A small and diverse amount of images and changes in the architecture of the models were used during the tests. The performance of the Algorithms was measured by the Confusion Matrix tool and all the practical part of the experiments were done in the Orange Data Mining Tool, a free data mining toolbox for data analysis. The Methodology was built through bibliographical research and reading the tool's documentation, both of which contributed to the generation of a Workflow, on which the experiments were based and executed. A minimal amount of images was used, due to the complexity of the problem and the results achieved in the initial tests. The Experiments demonstrated that the Data Sampling Techniques, the architecture of the algorithms, the amount of training and the diversification of the images are relevant factors for the performance of the machine learning models, even if the data set is limited. The literature had already mentioned that the performance of Logistic Regression could be superior to that of a Neural Network, based on a data set of low complexity, a fact that was proven in this work. The Confusion Matrix proved to be a tool capable of measuring the performance of algorithms, models and Data Sampling Techniques, as also mentioned in the literature. The work also concluded that Logistic Regression can be a viable option for image classification in a situation of low complexity of the problem involved and limited computational resources. Keywords: Machine learning. Confusion matrix. Orange Data Mining.Item Compreensão conceitual e prática da educação híbrida(Campus Dianópolis, 2024-11-07) RODRIGUES DE FARIAS, Agdemenon; PESSOA, Márcia NeyA educação híbrida é um tema bastante relevante e que vêm sendo abordado com grande ênfase nos últimos dois anos, podemos conceituá-la com a união do ensino presencial em sala de aula com o uso de ferramentas digitais. Porém, essas tecnologias digitais tiveram seu uso fruto de resistência por professores e alunos devido a curva de aprendizagem exigida para aplicação de suas ferramentas. Nesse mesmo período, marcado pela pandemia da COVID -19, o uso dessas ferramentas foi acelerado pelas instituições educacionais públicas e privadas, que tiveram que sofrer adaptações bruscas e imediatas no oferecimento do ensino, para que desta forma, o ensino pudesse conseguir seguir os cronogramas estipulados nos planos educacionais propostos por cada ente. Nesse cenário, as ferramentas digitais foram vitais para que de forma remota fosse possível alcançar o sucesso mínimo no processo de ensino/aprendizagem. À frente dos inúmeros desafios a serem enfrentados, foi preciso buscar ferramentas para colocar em prática o novo modelo a ser utilizado. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo buscar e encontrar formas eficazes e concretas de implantação do ensino híbrido nas instituições de ensino de forma definitiva após o cenário pós-pandêmico, se aproveitando do aprendizado em ferramentas digitais e deixando bastante claro como esta forma de ensino veio para inovar todo o sistema educacional. À princípio, foram utilizados os recursos materiais existentes, como: computadores, tablets, smartphones, projetores e outros, e que foram sendo aperfeiçoados e adquiridos de acordo com as necessidades. Plataformas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) na utilização de aulas síncronas e assíncronas com ferramentas como o moodle, google meet, zoom, aulas gravadas e disponibilizadas no youtube com suportes de edições de áudio e vídeo, dentre outros, foram fundamentais para se conseguir atingir os patamares desejados. Espera-se com o resultado desta pesquisa ter uma série de recomendações de como esses dispositivos e ferramentas digitais podem ser utilizados como metodologias de ensino híbrido. Palavras-chave: Educação híbrida. Ensino. Ferramentas. Tecnologia. ABSTRACT Hybrid education is a very relevant theme that has been addressed with great emphasis in the last two years; we can conceptualize it as the union of classroom teaching with the use of digital tools. However, these digital technologies were resisted by teachers and students due to the learning curve required for the application of their tools. In this same period, marked by the COVID-19 pandemic, the use of these tools was accelerated by public and private educational institutions, which had to undergo sudden and immediate adaptations in the teaching offer, so that teaching could follow the schedules stipulated in the educational plans proposed by each entity. In this scenario, the digital tools were vital to remotely achieve the minimum success in the teaching/learning process. In front of the countless challenges to be faced, it was necessary to look for tools to put into practice the new model to be used. Therefore, this work aims to search and find effective and concrete ways to implement hybrid teaching in educational institutions in a definitive way after the post-pandemic scenario, taking advantage of the learning in digital tools and making it very clear how this way of teaching came to innovate the whole educational system. At first, the existing aterial resources were used, such as: computers, tablets, smartphones, projectors, and others, which were being improved and acquired according to the needs. Virtual Learning Environment platforms (VLE) in the use of synchronous and asynchronous classes with tools such as moodle, google meet, zoom, classes recorded and made available on youtube with support for audio and video editing, among others, were fundamental to achieve the desired levels. The result of this research is expected to provide a series of recommendations on how these devices and digital tools can be used as hybrid teaching methodologies. Keywords: Hybrid education. Teaching. Tools. Technology.Item Computação desplugada: Experiências em sala de aula e sua aplicação(Campus Dianópolis, 2024-11-07) MOREIRA DA NÓBREGA, Rinaldo; DIAS, Patryne da Costa. PESSOA, Marcia Ney.A computação chegou no Brasil por volta dos anos 60, quando veio para uma universidade onde eram realizadas pesquisas, ao chegar começaram a ser feitos estudos para levar a computação e o uso dessa tecnologia para as escolas, criando alguns programas dentre eles o ProInfo. No início dos anos 2000, escolas receberam kits de computadores com programas educacionais e, assim, foram montados os laboratórios de informática, alguns equipados com antenas de acesso à internet via satélite. Os computadores vieram com o sistema operacional chamado Linux Educacional e trouxeram vários jogos educativos para serem utilizados, também receberam tablets para distribuição dos alunos e serem utilizados em pesquisas nas salas de aula, já na segunda década os laboratórios foram encerrados e os alunos ficaram sem as aulas de informática, com a realização dos estágios pude perceber que havia necessidade de algo para ajudar os professores, então como ideia surgiu a confecção de uma cartilha para orientar os professores a ensinarem os alunos sem a necessidade do uso do computador. Palavras-chave: Computação Desplugada. Ensino Médio, Estágio. Experiências ABSTRACT Computing arrived in Brazil around the 60s, when it came to a university where research was carried out, when it arrived, studies began to be carried out to take computing and the use of this technology to schools, creating some programs, among them ProInfo. In the early 2000s, schools received computer kits with educational programs and so computer labs were set up, some bathrooms with satellite internet access antennas. The computers came with the operating system called Linux Educacional and brought several educational games to be used, they also received tablets for distribution to the students and were used in research in the classrooms, already in the second decade the laboratories were locked and the students were without the computer classes, with the completion of the I could see that there was a need for something to help the teachers, so the idea came up to create a booklet to guide teachers to teach students without the need to use a computer. Keywords: Unplugged Computing. High School, Experience, InternshipItem Desenvolvimento de disciplina de marketing digital aplicado aos estudantes do ensino médio(Campus Dianópolis, 2024-11-08) CARVALHO, Erickson Silva; RAMALHO, Lucas ArrudaO trabalho refere-se à importância do ensino de marketing digital como preparação para o mercado de trabalho, sobretudo no que diz respeito disto ser considerado como ferramenta para a gestão de negócios, atração de clientes e envolver as melhores oportunidades de crescimento profissional por meio do empreendedorismo digital voltado aos jovens recém concluintes do ensino médio. Objetiva-se desenvolver um modelo de material guia para auxiliar na ministração de aula sobre marketing digital para o ensino médio com ênfase no ingresso do jovem no mercado de trabalho digital, e especificamente, discorrer sobre o ensino médio no Brasil no que tange a grade curricular vigente, conceituar o empreendedorismo e apresentar o marketing digital como fonte de renda atrelada ao ato de empreender. Para a construção do estudo, utiliza-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória, além de um estudo de caso com o propósito de criar um pequeno “guia” ou material complementar para elucidar as explicações e aplicações de marketing digital voltado ao público supracitado. Portanto, o material possui subdivisões importantes para favorecer a compreensão do conteúdo validando os preceitos mais relevantes desta dinâmica, como a educação profissional do jovem, o empreendedorismo, o marketing digital, os perfis empreendedores e o empreendedorismo, o empreendedorismo digital e o marketing digital. Além disso, o Guia ainda considerou os métodos avaliativos para formalizar a compreensão coletiva das tratativas abordadas durante as 10 aulas. Palavras-chave: Empreendedorismo Digital. Ensino Médio. Marketing Digital. ABSTRACT The work refers to the importance of teaching digital marketing as a preparation for the job market, especially regarding this being considered as a tool for business management, customer attraction and involving the best opportunities for professional growth through digital entrepreneurship aimed at young people just finishing high school. The objective is to develop a model of guide material to assist in teaching classes on digital marketing for high school, with an emphasis on the entry of young people into the digital job market, and specifically, to discuss high school in Brazil in terms of the curriculum in force, conceptualize entrepreneurship and present digital marketing as a source of income linked to the act of undertaking. For the construction of the study, a qualitative and exploratory bibliographical research is used, in addition to a case study with the purpose of creating a small “guide” or complementary material to elucidate the explanations and applications of digital marketing aimed at the public. Therefore, the material has important subdivisions to favor the understanding of the content, validating the most relevant precepts of this dynamic, such as the professional education of young people, entrepreneurship, digital marketing, entrepreneurial profiles and entrepreneurship, digital entrepreneurship, and digital marketing. In addition, the Guide also considered the evaluation methods to formalize the collective understanding of the treatments addressed during the 10 classes. Keywords: Digital Entrepreneurship. High school. Digital marketing.Item Educação inclusiva para surdos: Possibilidades e estratégias de ensino para estudantes surdos no ensino remoto(Campus Dianópolis, 2024-11-07) LIMA, Daiane; PESSOA, Marcia Ney SILVA RAMOS, ThiagoO objetivo do presente trabalho foi analisar a educação inclusiva para surdos, demonstrando possibilidades e estratégias de ensino para estudantes surdos do ensino fundamental II, do ensino médio e de cursos técnicos integrados ao ensino médio no ensino remoto. Foram realizadas pesquisas tanto em referenciais teóricos quanto em conversas informais com pessoas surdas e profissionais que atendem esse tipo de público para demonstrar essas possibilidades. Infelizmente com as possibilidades vieram também alguns obstáculos. Constatou-se que falta muito ainda para que o direito à inclusão dos estudantes surdos seja efetivado. Essa realidade tornou-se ainda mais grave durante a pandemia da covid-19, que ainda está atingindo o Brasil e o mundo. Palavras-chave: surdos; ensino remoto; TDICs ABSTRACT The aim of the present paper was to analyze inclusive education for the deaf, demonstrating possibilities and teaching strategies for deaf students in elementary school II, high school and technical courses integrated to high school in remote education. Research was carried out both in theoretical references and in informal conversations with deaf people and professionals who serve this type of public to demonstrate these possibilities. Unfortunately some obstacles came together with the possibilities. Moreover, there is still a long way to go for the right to inclusion of deaf students to be effective. This reality became even more serious during the covid-19 pandemic, which is still hitting Brazil and the world. Keywords: deaf students; remote teaching; TDICsItem Estudo de caso: Implementação de NGFW na rede corporativa Escola Estadual Coronel Abílio Wolney. Dianópolis, TO. 2023.(2024-11-07) AGUIAR, Pedro Henrique Ribeiro de; RAMALHO, Lucas Arruda.Com o avanço das tecnologias e das maneiras de acessar sites, e também com a evolução dos tipos de ataques, um firewall tradicional já não é suficiente para proteger adequadamente um ambiente corporativo. Para se manter atualizado com essas mudanças, é necessário usar um NGFW, ou seja, um Firewall de Nova Geração. Neste trabalho, será falado sobre o Firewall Pfsense e o Mikrotik Routerboard 750 Gr3 que fazem parte dessa constante evolução e são bem acessíveis. Também vamos discutir os princípios da segurança da informação e alguns conceitos importantes que fazem parte de toda a gama de redes e sua segurança: como vulnerabilidades, riscos, ataques, precauções a serem tomadas e as principais regras de firewall usadas na construção do trabalho. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizados os conceitos de redundância, failover, load balance e regras de firewall. Uma parte do projeto foi implementado no VirtualBox, no caso do PfSense e a outra parte foi prática, onde foi utilizado o Mikrotik. Concluiu-se que as duas soluções obtiveram resultados bem parecidos. Por fim, nosso objetivo principal é mostrar as inovações tecnológicas de um NGFW(Firewall de Nova Geração) e como o software foi útil para toda a construção do trabalho. É importante lembrar também que nenhum ambiente é totalmente seguro, já que as ameaças e as soluções estão em constante evolução. Portanto, é importante entender as necessidades do ambiente para encontrar a melhor solução, considerando as diversas opções disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características. Palavras-chave: Firewall tradicional, inovações tecnológicas, NGFW, Segurança. ABSTRACT With the advancement of technologies and ways to access websites, along with the evolution of attack types, a traditional firewall is no longer sufficient to adequately protect a corporate environment. To stay updated with these changes, it is necessary to use a Next-Generation Firewall (NGFW). In this paper, we will discuss the Pfsense Firewall and the Mikrotik Routerboard 750 Gr3, which are part of this constant evolution and are quite accessible. We will also delve into the principles of information security and some important concepts that are integral to the entire realm of networks and their security, such as vulnerabilities, risks, attacks, precautions to be taken, and the main firewall rules used in the construction of the work. For the development of the project, concepts of redundancy, failover, load balancing, and firewall rules were employed. A portion of the project was implemented in VirtualBox, in the case of PfSense, and the other part was practical, involving the use of Mikrotik. It was concluded that both solutions yielded very similar results. In conclusion, our main objective is to showcase the technological innovations of an NGFW (Next-Generation Firewall) and how the software was instrumental in the entire construction of the project. It is important to note that no environment is entirely secure, as threats and solutions are in constant evolution. Therefore, understanding the needs of the environment to find the best solution is crucial, considering the various options available in the market, each with its own characteristics. Keywords: NGFW (Next-Generation Firewall), Security, Traditional firewall, technological innovations.Item Estudo do impacto financeiro e técnico de redes neutras na cidade de Dianópolis(Campus Dianópolis, 2024-11-07) JÚNIOR, Onésimo Raposo da Silva; RAMALHO, Lucas ArrudaEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como escopo investigar a pertinência da implementação de redes neutras em contextos urbanos de médio porte, com foco na cidade de Dianópolis, Tocantins. O estudo emprega uma metodologia de pesquisa de campo abrangente, examinando cinco provedores de internet na região para elucidar a infraestrutura existente, identificar desafios e delinear oportunidades. A pesquisa destaca a importância paradigmática das redes neutras, enfocando os ganhos derivados de uma abordagem ecumênica e colaborativa em contraste com os paradigmas tradicionais de desenvolvimento de infraestrutura de rede. Ao adotar uma perspectiva neutra, busca-se viabilizar o compartilhamento da infraestrutura entre diversos provedores de serviços, propiciando um ambiente competitivo e expandindo as opções disponíveis para os usuários finais. Um elemento central deste TCC reside na avaliação da viabilidade financeira intrínseca às redes neutras em comparação com os modelos de implementação convencionais. A análise pormenorizada dos custos envolvidos na construção, manutenção e atualização das infraestruturas de rede neutras expõe potenciais economias e eficiências operacionais. Tal abordagem não apenas reduz os dispêndios iniciais, mas também contribui para a sustentabilidade econômica a longo prazo dos provedores de serviços de internet, repercutindo beneficamente nos consumidores finais. Ao concluir, este trabalho ressalta a relevância das redes neutras como uma alternativa inovadora e sustentável para cidades de médio porte, exemplificada em Dianópolis. Os resultados da pesquisa de campo e as análises econômicas apresentadas são destinados a prover discernimentos significativos para gestores públicos, empresas de telecomunicações e demais interessados na otimização da conectividade em áreas urbanas de médio porte. Palavras-chave: Cabeamento. Infraestrutura. Inovação. Rede Neutras. ABSTRACT This Undergraduate Thesis aims to investigate the relevance of implementing neutral networks in medium-sized urban contexts, focusing on the city of Dianópolis, Tocantins. The study employs a comprehensive field research methodology, examining five internet service providers in the region to elucidate existing infrastructure, identify challenges, and outline opportunities. The research emphasizes the paradigmatic importance of neutral networks, highlighting the benefits derived from an inclusive and collaborative approach in contrast to traditional paradigms of network infrastructure development. By adopting a neutral perspective, the goal is to facilitate infrastructure sharing among various service providers, fostering a competitive environment and expanding options for end-users. A central element of this thesis lies in the assessment of the intrinsic financial viability of neutral networks compared to conventional implementation models. A detailed analysis of the costs involved in the construction, maintenance, and upgrading of neutral network infrastructures reveals potential savings and operational efficiencies. This approach not only reduces initial expenditures but also contributes to the long-term economic sustainability of internet service providers, positively impacting end-users. In conclusion, this work emphasizes the relevance of neutral networks as an innovative and sustainable alternative for medium-sized cities, exemplified in Dianópolis. The results of the field research and economic analyses presented are intended to provide meaningful insights for public administrators, telecommunications companies, and other stakeholders interested in optimizing connectivity in medium-sized urban areas. Keywords: Cabling. Infrastructure. Innovation. Neutral Network.Item Evasão no curso de licenciatura em computação do IFTO: Campus Dianópolis 2015/2018(Campus Dianópolis, 2024-11-07) JESUS, Alessandra Marques de.; PESSOA, Maria Márcia Ney.Tendo em vista que a evasão escolar tem se tornado um dos temas mais pesquisados nas instituições educacionais e sendo de conhecimento que no curso de Licenciatura em computação do Instituto Federal do Tocantins - Campus Dianópolis há um alto índice de evasão, o presente estudo tem como objetivo principal investigar os principais fatores geradores de evasão, no curso de licenciatura em computação sob perspectiva dos discentes. Para tanto, foi necessário contextualizar o ensino superior na história da educação do Brasil, descrever a trajetória do curso de Licenciatura em Computação no país, discutir o conceito de evasão no ensino superior, fazer um levantamento de causas da evasão escolar em outras cursos de licenciatura e identificar fatores geradores da evasão escolar em cursos de Licenciatura em Computação de outras instituições. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica e em seguida uma pesquisa de campo com estudantes que se evadiram entre 2015 e 2018. Também foi feita uma pesquisa documental em monografias de conclusão de curso de outros discentes da Licenciatura em Computação do Campus Dianópolis do IFTO. Diante disso, espera-se que os resultados desse estudo possam ajudar na compreensão sobre a evasão nesse período de 2015 a 2018 e ajudar no combate a esse terrível problema. Palavras-chave: Causas. Evasão escolar. Licenciatura em Computação. ABSTRACT Bearing in mind that school dropout has become one of the most researched topics in educational institutions and since it is known that in the Licentiate Degree in Computing course at the Federal Institute of Tocantins - Campus Dianópolis there is a high rate of dropout, the present study aims to principal To investigate the main factors that generate evasion, in the degree course in computing from the perspective of the students. Therefore, it is necessary to contextualize higher education in the history of education in Brazil, describe the trajectory of the Licentiate in Computing course in the country, discuss the concept of evasion in higher education, survey the causes of school evasion in other courses of degree and to identify factors that generate school dropout in Degree courses in Computing from other institutions. A bibliographical research is then carried out and then a field research with students who dropped out between 2015 and 2018. Documentary research was also carried out in the course completion monographs of other students of the Licentiate in Computing at the IFTO Campus Dianópolis. In view of this, it is expected that the results of this study can help in the understanding of dropout in this period from 2015 to 2018 and help in the fight against this terrible problem. Keywords: Causes. School dropout. Degree in Computing.Item Fatores associados ao insucesso nas disciplinas de programação de computadores: um estudo no curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Tocantins(Campus Dianópolis, 2024-11-07) MATOS, Pedro Vinícios Sena de; CONCEIÇÃO, Marcos Dias daAs disciplinas de programação de computadores nos cursos relacionados à área de computação têm por objetivo o desenvolvimento de habilidades que permitam ao acadêmico criar softwares, aplicativos e sites, além de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Na modalidade de licenciatura, além dessas habilidades, ao término do curso, o acadêmico deve estar apto a ministrar aulas sobre esses temas. O insucesso nessas disciplinas tem atingido um grande número de acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação do Campus Dianópolis, atrasando o término do curso e muitas vezes motivando a evasão. Este estudo buscou identificar os principais fatores associados ao insucesso nas disciplinas de programação. A população abordada foi de estudantes e ex-estudantes do Curso de Licenciatura em Computação do campus Dianópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO). A pesquisa teve caráter exploratório e utilizou de fontes documentais e aplicação de questionários. Os dados foram analisados a partir de técnicas de análise exploratória e análise de conteúdo. Este estudo buscou como resultado contribuir para a compreensão de quais fatores influenciam no insucesso nas disciplinas de programação, servindo como apoio a gestores e professores dessas disciplinas no desenvolvimento de práticas de prevenção dos casos de insucesso acadêmico. Palavras-chave: desempenho acadêmico, ensino superior, Licenciatura em Computação, programação de computadores. ABSTRACT Computer programming disciplines in computer-related courses aim to develop skills that enable students to create software, applications, and websites, and contribute to the development of logical thinking. In the degree mode, in addition to these skills, at the end of the course, the student must be able to teach classes on these topics. Failure in these disciplines has hit a large number of undergraduate students in the Computing Degree course at Campus Dianópolis, delaying the completion of the course and often motivating dropout. This study sought to identify the main factors associated with failure in programming disciplines. The population approached was students and former students of the Computer Degree Course at the Dianópolis campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFTO). The research was exploratory and used documentary sources and questionnaires. Data were analyzed using exploratory analysis and content analysis techniques. This study aimed to contribute to the understanding of which factors influence the failure in programming disciplines, serving as support to managers and teachers of these disciplines in the development of practices of prevention of academic failure cases. Keywords: academic performance, higher education, computer license, computer programming.Item Inteligência artificial na educação(2024-11-08) DIAS, Diogo Vinicius do Amaral.; LOPES, Valber Sardi.RESUMO A era atual é caracterizada como a era da Internet, na qual o mundo depende da Internet para acessar recursos de forma ilimitada e remota. A Internet está transformando profundamente o setor educacional, com as aulas tradicionais sendo substituídas por aulas híbridas que combinam aprendizagem online e presencial para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais rápido e efetivo. Alguns pesquisadores estão explorando a utilização de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, para aprimorar a interação entre alunos e professores e para tornar a modelagem do conteúdo do curso mais eficiente. A inteligência artificial pode ser utilizada para personalizar a aprendizagem, torná-la mais atrativa e interativa, e para melhorar o desempenho dos alunos. Além disso, ela também pode ser utilizada para monitorar o progresso dos alunos e fornecer feedback imediato para aprimorar a aprendizagem. A intenção deste estudo é explorar a aplicação da inteligência artificial na educação para aprimorar o desempenho dos alunos e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente. Palavras-chaves: Inteligência Artificial, processo de aprendizagem, educação interação, tecnologias. ABSTRACT The current era is characterized as the Internet era, in which the world depends on the Internet to access resources in an unlimited and remote manner. The Internet is deeply transforming the educational sector, with traditional classes being replaced by hybrid classes that combine online and in-person learning to make the teaching and learning process faster and more effective. Some researchers are exploring the use of advanced technologies, such as artificial intelligence, to enhance interaction between students and teachers and to make course content modeling more efficient. Artificial intelligence can be used to personalize learning, make it more attractive and interactive, and improve student performance. Additionally, it can also be used to monitor student progress and provide immediate feedback to improve learning. The intention of this study is to explore the application of artificial intelligence in education to improve student performance and make the teaching and learning process more efficient. Keywords: Artificial Intelligence, Learning Process, Education, Interaction, Technologies.Item Investigação do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino médio: uma visão do momento pandêmico(Campus Dianópolis, 2024-11-07) SOARES, Welder Vitor Ramalho; MADY NUNES, Robert.Recentemente, o mundo vivenciou uma condição atípica de isolamento social ao passar pela pandemia do COVID-19, que de fato, diversos setores da sociedade foram alvo de mudanças repentinas, inclusive a educação. Assim sendo, houve a necessidade da utilização do ensino remoto para dar continuidade ao calendário letivo, tudo isso, devido ao distanciamento social. Com pouco conhecimento ou sem nenhum, diversos professores pelo mundo tiveram que se reinventar e inovar suas metodologias de ensino de forma a satisfazer o momento vivenciado. Dessa maneira, fortaleceu-se a necessidade do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no cotidiano de pessoas do mundo inteiro, inclusive no que se refere à educação. Professores do ensino médio de todo o país, responsáveis pela etapa final de preparação dos alunos para os vestibulares, tiveram que buscar formas de escape para atender seu público. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo investigar o uso das tecnologias da informação e da comunicação utilizadas por professores do ensino médio como forma de solução no momento pandêmico para a continuidade do calendário letivo e preparação dos alunos para vestibulares e outras provas do nível de ensino médio. Como resultado, notou-se que com o impulso ocasionado pela pandemia em relação ao uso de TICs, o ensino híbrido e a massificação do uso de tecnologias faz e fará parte dos métodos de ensino dos docentes. Palavras-chave: TICs, Ensino Médio, Pandemia. ABSTRACT Recently, the world experienced an atypical condition of social isolation when going through the COVID-19 pandemic, which in fact, several sectors of society were the target of sudden changes, including education. Therefore, there was a need to use remote teaching to continue the school calendar, all of this, due to social distancing. With little or no knowledge, several teachers around the world had to reinvent themselves and innovate their teaching methodologies in order to satisfy the moment experienced. In this way, the need for the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the daily lives of people around the world, including with regard to education, was strengthened. High school teachers across the country, responsible for the final stage of preparing students for entrance exams, had to look for ways to escape to serve their public. In view of this, the present work aims to investigate the use of information and communication technologies used by high school teachers as a form of solution in the pandemic moment for the continuity of the school calendar and preparation of students for entrance exams and other tests of the level of high school. As a result, it was noted that with the boost caused by the pandemic in relation to the use of ICTs, hybrid teaching and the mass use of technologies is and will be part of the teaching methods of teachers. Keywords: ICT, High School and Pandemic.Item LIBRAS: um desafio no ensino remoto durante a pandemia(Campus Dianópolis, 2024-11-07) DE ALBUQUERQUE, Susana; RODRIGUES, Fabiana Bonfim de Santana PESSOA, Márcia NeyA presente pesquisa teve como objetivo identificar os desafios enfrentados pelos professores para o ensino de estudantes surdos dos cursos Técnicos Integrados ao ensino médio do Campus Dianópolis do IFTO no período de pandemia do coronavírus, analisando como as TDICs podem auxiliar no ensino remoto desses estudantes, mediado também pela Libras. A Língua Brasileira de Sinais ao longo dos tempos assumiu um papel importante de derrubar barreiras sociais e incluir pessoas. Ainda que seja um desafio, é necessário trazer temas como esse para a sociedade, com o intuito de dar maior visibilidade à comunidade surda. Contudo, apesar de por um lado haver necessidade de inclusão não somente da Libras nos ambientes sociais, por outro, há indivíduos pouco ou quase nada informados sobre a vivência das pessoas surdas socialmente. Na escola não é diferente. Além de este trabalho ser uma realização pessoal, ele também registrou estratégias e possibilidades de inclusão. Suas ideias se fundamentam em teóricos como Maria Teresa Eglér Mantoan (2003) e José Manuel Moran (2018, 2022). Palavras-chave: Estudantes surdos. Inclusão. Libras, TDICs. Abstract The present research aimed to identify challenges faced by teachers while teaching of deaf students of the Technical Integrated to the high school courses of the Campus Dianópolis of IFTO in the period of pandemic of the coronavirus, analyzing how the TDICs can assist the remote teaching of these students, mediated also by Libras. The Brazilian Sign Language has played an important role in breaking down social barriers and including people. Although it is a challenge, it is necessary to bring themes like this to society, in order to give greater visibility to the deaf community. However, although, on the one hand, there is a need to include not only Libras in social environments. There are also individuals who are few or almost uninformed about the experience of deaf people socially. At school it is no different. In addition, this work is a personal achievement. It also registered strategies and possibilities for inclusion. These ideas are based on theorists such as Maria Teresa Eglér Mantoan (2003) and José Manuel Moran (2018; 2022). Keywords: Deaf students. Inclusion. Libras, TDICs.Item Licenciatura em Computação do IFTO/Campus Dianópolis: perspectivas sobre o campo de atuação dos egressos(Campus Dianópolis, 2024-11-08) RODRIGUES, Kelly Aires; SILVA, Cássia Cristina Santos da ALMEIDA, Greice Quele MesquitaEste estudo é um Trabalho de Conclusão de Curso com o tema Perspectivas sobre o campo de atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Computação do IFTO/Campus Dianópolis com o objetivo de discutir a formação e o campo de atuação dos egressos do curso citado, levando em consideração as transformações de uma sociedade cada vez mais tecnológica. Os sujeitos da pesquisa vinculam-se a esse curso na condição de egressos. O estudo foi conduzido pelos seguintes questionamentos: Qual o perfil dos alunos egressos? Como os egressos visualizaram seu campo de atuação profissional? Qual a área de atuação dentro da escola pública, uma vez que ainda não há a disciplina de tecnologias nas escolas públicas de ensino formal em Dianópolis Tocantins? Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Os recursos metodológicos vincularam-se à revisão da literatura, pesquisa documental, análise de conteúdo e pesquisa de campo por meio de um questionário aplicado pela plataforma Google Forms direcionado aos 10 alunos concluintes do curso desde 2018 ao final do segundo semestre de 2021, entretanto, participaram da pesquisa 7 egressos. O questionário foi aplicado no mês de maio de 2022. Os resultados mostraram que o curso de Licenciatura em Computação do IFTO/Campus Dianópolis é um curso de grandes possibilidades de trabalho pela abrangência de áreas de atuação que o curso oferece e pelo crescimento e desenvolvimento da tecnologia, porém, as perspectivas dos alunos egressos sobre o campo de atuação na região onde residem, não demonstra ser muito positivo para a realidade e região onde residem. Palavras-chave: Licenciatura em Computação. Egressos. Campo de atuação. Formação inicial. ABSTRACT This study is a Course Completion Work with the theme Perspectives on the field of action of the graduates of the Degree in Computing course at IFTO/Campus Dianópolis with the objective of discussing the formation and the field of activity of the graduates of the mentioned course, taking into account the transformations of an increasingly technological society. The research subjects are linked to this course as graduates. The study was conducted by the following questions: What is the profile of the students who graduated? How did the graduates visualize their professional field? What is the area of activity within the public school, since there is still no technology discipline in formal public schools in Dianópolis Tocantins? To this end, a research with a qualitative approach of an exploratory and descriptive nature was carried out. The methodological resources were linked to the literature review, documentary research, content analysis and field research through a questionnaire applied by the Google Forms platform, directed to the 10 students completing the course since 2018 at the end of the second half of 2021, however, they participated from the research 7 graduates. The questionnaire was applied in May 2022. The results showed that the Degree in Computing course at the IFTO/Campus Dianópolis is a course with great job possibilities due to the range of areas of activity that the course offers and the growth and development of the technology, however, the perspectives of former students on the field of action in the region where they live, does not prove to be very positive for the reality and region where they live. Keywords: Degree in Computing. Graduates. Field of action. Initial formation.Item O Estudo da evasão no curso de bacharelado em engenharia agronômica no IFTO campus Dianópolis, aplicando técnicas de mineração de dados.(Campus Dianópolis, 2024-11-07) FERNANDES SOBRINHO, Isaac Pimentel.; RODRIGUES, Diego de CastroEste trabalho visa apresentar os conceitos do fenômeno Evasão no Ensino Superior, e identificar o perfil dos estudantes evadidos do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Dianópolis, por meio de técnicas de mineração de dados, a fim de obter resultados significantes para a tomada de decisões dos gestores e todos os envolvidos no processo educacional dos alunos. O procedimento metodológico consistiu em analisar os dados fornecidos pela Coordenação de Registros Escolares (CORES) dos alunos ingressantes de 2014 a 2019, no qual consistem nas características gerais dos alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica – Campus Dianópolis. Para obtenção dos resultados, após o tratamento dos dados, foi utilizado o algoritmo Apriori nas linguagens Python e R e na ferramenta WEKA, com o objetivo de detectar o padrão dos alunos evadidos. A mineração de dados se fez válida para o objetivo da pesquisa, pois foi detectado o perfil dos alunos evadido, apresentando que os alunos do curso não tem como fator o Sexo para evadirem, mesmo o curso tendo em sua maioria o público do sexo masculino. Palavras-chave: Evasão, Engenharia Agronômica, Mineração de Dados. ABSTRACT This paper aims to present the concepts of the phenomenon Evasion in Higher Education, and to identify the students profiles evaded from the Bachelor of Agricultural Engineering course of the Federal Institutes Science and Technology From Tocantins Campus Dianópolis, through data mining techniques, in order to achieve significant results for decision making by managers and all those involved in the students' educational process. The methodological process consisted in analyzing the data provided by the School Records Coordination (CORES) from incoming students from 2014 to 2019, which consist in the general characteristics of the students from the Bachelor of Agricultural Engineering - Campus Dianópolis. To obtain the results, after processing the data, the Apriori algorithm was used in Python and R languages and WEKA tool, in order to detect the pattern of evaded students. Data mining was valid for the research purpose, because was detected the students evaded profile, showing that the students of the course don’t have the gender factor to evade, even though the course is having more male genders. Key-words: Evasion, Agronomic Engineering, Data Mining.