Curso de Licenciatura em Química

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    Proposta lúdica para o ensino de química experimental: utilização de um jogo de cartas sobre a nomenclatura e usabilidade das vidrarias
    (IFTO, campus Paraíso do Tocantins, 2024-06-03) Silva, Miriam Oliveira da
    As aulas experimentais oportunizam maior percepção científica das modificações que ocorrem na matéria. Apesar disso, muitos estudantes apresentam adversidades em realizar experimentos devido ao desconhecimento de equipamento e utensílios de vidro utilizados nas atividades experimentais. Portanto, é necessário o desenvolvimento de metodologias que estimulem e promovam a aprendizagem do estudante. Os jogos são atividades lúdicas que podem contribuir para o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina de Química. Nesta concepção, essa pesquisa teve como objetivo verificar o estado lúdico da proposta de um jogo de cartas intitulado Baralho de Vidrarias, desenvolvido para auxiliar os discentes do 1º período da Licenciatura em Química na identificação, usabilidade e aplicabilidade das vidrarias básicas utilizadas em laboratório durante as aulas experimentais. A ação ocorreu, no 1º semestre de 2024, durante a disciplina de Química Experimental I, envolvendo 10 discentes do 1º período do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, campus Paraíso do Tocantins. O jogo foi confeccionado com noventa e duas (92) impressões dos nomes, usabilidade e fotos dos utensílios de vidro e porcelana, com recortes retangulares (9 cm x 6 cm) de papel cartão e a participação de dois a quatro participantes, os quais recebem inicialmente 9 (nove) cartas. Após a atividade lúdica, foi aplicado um questionário avaliativo com quatro perguntas fechadas e uma aberta. O jogo Baralho das vidrarias avaliado pelos discentes do 1° Período do Curso de Licenciatura em Química apresentou resultados satisfatórios, onde todos os itens avaliados apresentaram valores iguais ou maiores a 70% de aprovação. O jogo produzido e aplicado auxiliou na fixação, contribuindo para a aprendizagem do conteúdo sobre reconhecimento e função das vidrarias utilizadas nas atividades experimentais de Química, proporcionando um ambiente de aprendizagem agradável e divertida.
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    Uso do TIKTOK como proposta didática tecnológica no ensino de química através das análises em águas de poços na Vila Santana - TO
    (IFTO, Campus Paraíso do Tocantins, 2024-06-07) Araújo, Thainara Lima
    A partir da pandemia, o TikTok transformou-se no aplicativo que mais teve download na App Store, estando entre as dez mídias sociais mais acessadas no planeta, com mais de 800 milhões de pessoas que usam o aplicativo em 150 países e 75 idiomas. Ele pode possibilitar o vínculo entre o conhecimento e a diversão, criando condições para que os conteúdos teóricos ministrados pelos professores sejam expostos na prática pelos estudantes e a valorização da construção do conhecimento através dos vídeos produzidos. O ensino de química através da utilização de vídeos curtos criativos no TikTok, apresentam grande potencial para disseminar os conteúdos da disciplina de química. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o uso do TikTok como proposta didática tecnológica no ensino de química através das análises em águas de poços na Vila Santana−TO. O estudo foi desenvolvido de forma quantitativa, visando avaliar a potencialidade do aplicativo TikTok para o ensino de química. O perfil educacional foi criado em fevereiro de 2024, com o título de “Química das águas”. Através da análise questionário, observou-se que a abordagem com utilização de vídeos para o ensino de química através das análises em águas de poços apresentou valores iguais ou superiores a 70% em todos os quesitos questionados, demonstrando uma boa aceitação e contribuindo para um aprendizado significativo sobre o conteúdo abordado. A utilização do Tikok enquanto proposta didática digital pode promover a potencialização da aprendizagem contextualizada da química. Os vídeos curtos sobre analises de água promoveram uma maior participação do público em um ambiente virtual de aprendizagem. Assim, consideramos que investigar as potencialidades do TikTok no ensino de química é um campo promissor não somente com propósito de entretenimento, mas também como potencial repositório para a produção, disseminação de informações científicas qualificadas no ambiente educacional.