Teses e Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Interoperabilidade de sistemas utilizando arquitetura orientada a serviço e webservice(07/10/2024) Lincón, Julianne Pereira Lima; Prof. Marinaldo Oliveira SantosRESUMO Sistemas web por si só não é um diferencial competitivo para as organizações, mas sim a maneira como eles são aproveitados. O desenvolvimento de sistemas pensando na interoperabilidade é uma tendência para os dias de hoje e como uma necessidade poderia ser comum a outros sistemas, a idéia hoje é criar serviços para torná-los mais eficientes e utilizáveis. Um conceito que vem sendo adotado atualmente é a arquitetura orientada a serviço (SOA) juntamente com a tecnologia de WebServices. Neste trabalho o objetivo é demonstrar as vantagens obtidas com a utilização de SOA e WebService na Prefeitura Municipal de Palmas, através da interoperabilidade entre o sistema de endereçamento com o sistema FIC (Formulário de Informações Cadastrais) e por fim, demonstrar ainda, como esse serviço criado tornou-se solução para qualquer outro sistema da Prefeitura Municipal de Palmas e futuramente poderá ser útil em qualquer sistema que dele se fizer necessário. ABSTRACT The development systems thinking on interoperability is a tendency today. The idea is to create services that may be available on the Internet. The concept Service Oriented Architecture (SOA) with the technology of Web Services is usable for create system with interoperability feature. The objective of this work is to demonstrate the benefits obtained with the use of SOA and Web Service helped integration between the addressing system with the system FIC in Prefeitura Municipal de Palmas.Item Proposta lúdica para o ensino de química experimental: utilização de um jogo de cartas sobre a nomenclatura e usabilidade das vidrarias(IFTO, campus Paraíso do Tocantins, 2024-06-03) Silva, Miriam Oliveira daAs aulas experimentais oportunizam maior percepção científica das modificações que ocorrem na matéria. Apesar disso, muitos estudantes apresentam adversidades em realizar experimentos devido ao desconhecimento de equipamento e utensílios de vidro utilizados nas atividades experimentais. Portanto, é necessário o desenvolvimento de metodologias que estimulem e promovam a aprendizagem do estudante. Os jogos são atividades lúdicas que podem contribuir para o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina de Química. Nesta concepção, essa pesquisa teve como objetivo verificar o estado lúdico da proposta de um jogo de cartas intitulado Baralho de Vidrarias, desenvolvido para auxiliar os discentes do 1º período da Licenciatura em Química na identificação, usabilidade e aplicabilidade das vidrarias básicas utilizadas em laboratório durante as aulas experimentais. A ação ocorreu, no 1º semestre de 2024, durante a disciplina de Química Experimental I, envolvendo 10 discentes do 1º período do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, campus Paraíso do Tocantins. O jogo foi confeccionado com noventa e duas (92) impressões dos nomes, usabilidade e fotos dos utensílios de vidro e porcelana, com recortes retangulares (9 cm x 6 cm) de papel cartão e a participação de dois a quatro participantes, os quais recebem inicialmente 9 (nove) cartas. Após a atividade lúdica, foi aplicado um questionário avaliativo com quatro perguntas fechadas e uma aberta. O jogo Baralho das vidrarias avaliado pelos discentes do 1° Período do Curso de Licenciatura em Química apresentou resultados satisfatórios, onde todos os itens avaliados apresentaram valores iguais ou maiores a 70% de aprovação. O jogo produzido e aplicado auxiliou na fixação, contribuindo para a aprendizagem do conteúdo sobre reconhecimento e função das vidrarias utilizadas nas atividades experimentais de Química, proporcionando um ambiente de aprendizagem agradável e divertida.Item Uso do TIKTOK como proposta didática tecnológica no ensino de química através das análises em águas de poços na Vila Santana - TO(IFTO, Campus Paraíso do Tocantins, 2024-06-07) Araújo, Thainara LimaA partir da pandemia, o TikTok transformou-se no aplicativo que mais teve download na App Store, estando entre as dez mídias sociais mais acessadas no planeta, com mais de 800 milhões de pessoas que usam o aplicativo em 150 países e 75 idiomas. Ele pode possibilitar o vínculo entre o conhecimento e a diversão, criando condições para que os conteúdos teóricos ministrados pelos professores sejam expostos na prática pelos estudantes e a valorização da construção do conhecimento através dos vídeos produzidos. O ensino de química através da utilização de vídeos curtos criativos no TikTok, apresentam grande potencial para disseminar os conteúdos da disciplina de química. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o uso do TikTok como proposta didática tecnológica no ensino de química através das análises em águas de poços na Vila Santana−TO. O estudo foi desenvolvido de forma quantitativa, visando avaliar a potencialidade do aplicativo TikTok para o ensino de química. O perfil educacional foi criado em fevereiro de 2024, com o título de “Química das águas”. Através da análise questionário, observou-se que a abordagem com utilização de vídeos para o ensino de química através das análises em águas de poços apresentou valores iguais ou superiores a 70% em todos os quesitos questionados, demonstrando uma boa aceitação e contribuindo para um aprendizado significativo sobre o conteúdo abordado. A utilização do Tikok enquanto proposta didática digital pode promover a potencialização da aprendizagem contextualizada da química. Os vídeos curtos sobre analises de água promoveram uma maior participação do público em um ambiente virtual de aprendizagem. Assim, consideramos que investigar as potencialidades do TikTok no ensino de química é um campo promissor não somente com propósito de entretenimento, mas também como potencial repositório para a produção, disseminação de informações científicas qualificadas no ambiente educacional.Item CoreQuery: um framework para desenvolvimento de aplicações web(IFTO, Campus Palmas, 2024-10-07) Castro, Danilo Celestino de; Schnornberger, Poliana RobertaRESUMO Desde os primórdios da internet, sistemas e aplicações web vem cada vez mais se difundindo entre os desenvolvedores. Isto se dá, principalmente ao fato de que esta, ao contrário de aplicações desktops, são compatíveis com as mais diversas plataformas e dispositivos, sem demanda de instalação ou configuração. Em aplicações web é possível também a elaboração de interfaces gráficas ricas através do uso de uma vasta gama de recursos disponíveis nas linguagens de programação e tecnologias atuais. A popularização das aplicações web fez com que desenvolvedores intensificassem esforços na elaboração e aperfeiçoamento de métodos e técnicas, com objetivo de aumentar a produtividade durante o desenvolvimento e otimizar o desempenho das aplicações produzidas. Dentre as soluções encontradas para satisfazer estes objetivos, destaca-se o uso de frameworks. Visando contribuir e otimizar a produtividade durante o desenvolvimento web, este trabalho propõe a construção de um framework que tem como finalidade simplificar o desenvolvimento através da abstração de funcionalidades genéricas utilizadas pelo navegador para executar a atualização do DOM (Document Object Model). Os resultados obtidos com esta pesquisa demonstram que o Framework CoreQuery fornece módulos e funções que demandam um maior reuso de código na manipulação de elementos na camada de visualização. Palavras-chaves: Framework; Corequery; Front-End; HTML; Javascript. ABSTRACT Since the beginning of the internet, systems and web applications, is becoming more popular among developers. The main reason is the fact that, unlike desktop applications, Web Applications are compatible with all platforms and devices, without the need for installation or configuration. In web applications it’s also possible to build rich graphical interfaces by using a wide range of features available in current programming languages and technologies. The popularization of web applications has made web developers search for methods and techniques aiming to increase production during development and optimize the performance of the applications produced. Among the solutions found for these purposes, we highlight the use of Frameworks. As a goal to contribute and optimize productivity during web development, this work proposes build a framework that aims to simplify the development through the abstraction of generic functionalities used by the browser to perform the Document Object Model (DOM) update. The results achieved with this work demonstrate that the CoreQuery Framework provides modules and functions that demand a larger reuse of code on manipulation of elements in the view layer. Keywords: Framework. Corequery. Front-End. HTML. Javascript.Item Desenvolvimento de sistemas web acessíveis a portadores de necessidades especiais(IFTO, Campus Palmas, 2024-10-07) Soares, Fernando Henrique Lima.; Prof. Mauro Henrique Lima de BoniRESUMO Durante o desenvolvimento de Sistemas Web, deve existir a preocupação de que um sistema, página ou documento não esteja apenas funcional, mas também, acessível aos portadores de necessidades especiais. A busca por uma sociedade igualitária passa pelo processo de inclusão, desta maneira, a acessibilidade na Web poder romper facilmente barreiras físicas muitas vezes cruciais no cotidiano dos portadores de necessidades especiais. Com o avanço do número de usuários com acesso à Internet, também é crescente a demanda dos usuários portadores de necessidades especiais, esses por sua vez, representam uma boa quantidade do mercado. Diante disso, o conceito de acessibilidade na Web é fundamental. Este trabalho tem por objetivo apresentar os principais pontos relativos ao desenvolvimento de um portal acessível, no caso, o Portal da Prefeitura Municipal de Palmas, o qual foi refeita uma nova versão incluindo acessibilidade. Este trabalho é uma primeira versão, a qual pode ainda evoluir, visto que o processo de desenvolvimento é contínuo. Palavras-chaves: Acessibilidade, Portador Necessidade Especiais, Tecnologia Assistiva. ABSTRACT During the development of Web systems, there must be concern that a system, page or document is not only functional but also accessible to people with special needs. The search for an egalitarian society through the inclusion process in this way, web accessibility could easily break physical barriers often crucial in the daily lives of people with special needs. With the advancement of the number of users with Internet access, is also growing demand of users with special needs, these in turn, represent a good amount of the market. Thus, the concept of Web accessibility is key. This paper aims at presenting the main points concerning the development of an accessible portal, in this case, the portal of the City of Palms, which was rebuilt a new version including accessibility. This work is a first version, which can further evolve, since the development process is ongoing. Keywords: Accessibility, Special Needs Carrier, Assistive Technology.Item Análise do desenvolvimento distribuído de software, arquitetura de software e processo de correção de bugs do sistema integrado de gestão acadêmica – SIGA-EDU(IFTO, Campus Palmas, 2024-10-07) Varão, Harly Carreiro.RESUMO Este trabalho tem a finalidade de analisar o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA-EDU, no que se refere a aplicação da metodologia de desenvolvimento distribuído de software, arquitetura de software e processo de correção de bugs. Para isso, utiliza-se de conceitos da literatura sobre o assunto e realiza-se um comparativo entre estes conceitos e sua aplicação prática no SIGA-EDU. Palavras-Chave: Desenvolvimento Distribuído de Software. Arquitetura em Camadas. Processo de Correção de Bugs. ABSTRACT This paper aims to analyze the Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA-EDU, as regards the application of the methodology for developing distributed software, development architecture and bugs correction process. For this, we use concepts from the literature on the subject and carried out a comparison between these concepts and their practical application in SIGA-EDU considering the challenges of collaborative management. Keywords: Distributed Software Development. Layered Architecture. Bugs Correction Process.