Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Autor "COSTA, Tainã Martins"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O Uso das “Tecnologias Digitais De Informação E Comunicação” no Ensino Remoto de matemática no Ensino Médio.(Campus Dianópolis, 2024-11-07) COSTA, Tainã Martins; BONFIM, Delfim DiasEsta pesquisa teve como objetivo analisar as metodologias e as práticas didáticas no contexto do uso das novas tecnologias digitais no período da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. A pesquisa teve como instrumento de coleta de dados um questionário virtual no Google Forms (Google Formulário) de caráter anônimo e voluntário, com 26 questões referentes aos objetivos do projeto. Colaboraram com a pesquisa 44 estudantes. A análise dos dados mostrou que 75% dos estudantes têm o hábito de estudar e tinham acesso à internet para assistir às aulas. Outro resultado observado, foi que uma parcela significativa dos alunos gostou das aulas de matemática no ensino remoto, mas relataram ter mais preferência pelo ensino presencial. Os discentes apresentaram dificuldades em compreender determinados conceitos matemáticos elementares entre outros, cujas causas estão relacionadas à falta de motivação e estudo. Para estimular os alunos a solucionarem problemas que envolvem conceitos matemáticos, foram elaboradas e/ou propostas atividades de ensino em que se fez uso de recursos didáticos como jogos, videoaulas, quiz, desafios, sites, entre outros. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Coronel Abilio Wolney, localizada no município de Dianópolis-TO, pelos estudantes que cursavam o Ensino Médio nas aulas remotas de matemática visando promover e incentivar melhorias na qualidade da aprendizagem matemática dos alunos. Palavras-chave: Ensino Remoto. Metodologia e estratégias de ensino. Aprendizagem de Matemática. Tecnologias digitais. ABSTRACT This research aimed to analyze the methodologies and didactic practices in the context of the use of new digital technologies in the period of the pandemic caused by the new coronavirus. The research had as an instrument of data collection a virtual questionnaire in Google Forms (Google Form) of anonymous and voluntary nature, with 26 questions referring to the objectives of the project. 44 students collaborated with the research. Data analysis showed that 75% of students are in the habit of studying and had internet access to attend classes. Another result observed was that a significant portion of the students liked the mathematics classes in remote teaching, but reported having more preference for face-to-face teaching. The students had difficulties in understanding certain elementary mathematical concepts, among others, whose causes are related to the lack of motivation and study. To encourage students to solve problems involving mathematical concepts, teaching activities were designed and/or proposed in which didactic resources such as games, video lessons, quizzes, challenges, websites, among others were made. The research was developed at Escola Estadual Coronel Abilio Wolney, located in the municipality of Dianópolis-TO, by students who attended high school in remote mathematics classes, aiming to promote and encourage improvements in the quality of students' mathematical learning. Keywords: Remote Teaching. Teaching methodology and strategies. Mathematics Learning. Digital technologies.