Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Autor "CONCEIÇÃO, Marcos Dias"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O uso do Scratch na educação de estudantes do Ensino Fundamental: uma revisão bibliográfica(Campus Dianópolis, 2024-11-07) SANTOS, Theylor Sousa; CONCEIÇÃO, Marcos DiasAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão inseridas nas mais diversas áreas da sociedade e com mais notoriedade, assim como os avanços tecnológicos, que cada vez mais estão presentes no dia a dia das pessoas. Inserir essas TICs no ensino é um desafio que permeia o meio educacional, e que deve ser resolvido. É válido e proveitoso que as TICs sejam inseridas no meio educacional, em especial no ensino fundamental, assim como o pensamento computacional também é algo válido, uma vez que pode ser definido como uma estratégia que identifica e soluciona problemas propostos com maior facilidade e rapidez. Trabalhar esse pensamento nos alunos que cursam o ensino fundamental proporciona aos alunos o crescimento de suas capacidades criativas, além de auxiliá-los nas mais diversas áreas do conhecimento. O software Scratch é visto como uma opção viável para o ensino desse pensamento e para ajudar a resolver esse desafio de inclusão das TICs no processo de ensino. Diante desse cenário, o presente trabalho tem o objetivo de analisar os impactos do uso da ferramenta Scratch no processo de aprendizagem do estudante que cursa o ensino fundamental, a partir das experiências identificadas em artigos científicos publicados no período de 2014 a 2021. Usou-se a metodologia qualitativa e de pesquisa bibliográfica, buscando assim, dados atuais que mostrassem impactos sobre o ensino de estudantes no ensino fundamental. Os resultados deste trabalho mostraram que os alunos conseguiram desenvolver bem as atividades propostas, aprenderam com facilidade utilizar o Scratch, obtiveram dificuldades na lógica de programação, porém conseguiram finalizar todas as atividades propostas nos artigos avaliados. Podendo assim dizer que o uso da ferramenta Scratch no ensino fundamental impacta positivamente o processo de aprendizagem dos estudantes que cursam o ensino fundamental. Palavras-chave: Scratch na aprendizagem, ensino fundamental e Scratch. ABSTRACT Information and Communication Technologies (ICT) are inserted in the most diverse areas of society and with more notoriety, as well as technological advances, which are increasingly present in people's daily lives. Inserting these ICTs in teaching is a challenge that permeates the educational environment, and that must be resolved. It is valid and beneficial that ICTs are inserted in the educational environment, especially in elementary school, just as computational thinking is also something valid, since it can be defined as a strategy that identifies and solves proposed problems with greater ease and speed. Working with this thought in students attending elementary school provides students with the growth of their creative abilities, in addition to helping them in the most diverse areas of knowledge. Scratch software is seen as a viable option for teaching this thinking and helping to solve this challenge of including ICTs in the teaching process. Given this scenario, this study aims to analyze the impacts of using the Scratch tool on the learning process of students attending elementary school, based on the experiences identified in scientific articles published from 2014 to 2021. the qualitative methodology and bibliographic research, thus seeking current data that could show impacts on the teaching of students in elementary school. The results of this work showed that the students were able to develop the proposed activities well, learned to use Scratch easily, had difficulties in the programming logic, but managed to complete all the activities proposed in the evaluated articles. Thus, it can be said that the use of the Scratch tool in elementary school positively impacts the learning process of students who attend elementary school. Keywords: Scratch in Learning, elementary school and Scratch.