Uso do TIKTOK como proposta didática tecnológica no ensino de química através das análises em águas de poços na Vila Santana - TO
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Data
2024-06-07
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Editor
IFTO, Campus Paraíso do Tocantins
Resumo
A partir da pandemia, o TikTok transformou-se no aplicativo que mais teve download na App 
Store, estando entre as dez mídias sociais mais acessadas no planeta, com mais de 800 milhões 
de pessoas que usam o aplicativo em 150 países e 75 idiomas. Ele pode possibilitar o vínculo 
entre o conhecimento e a diversão, criando condições para que os conteúdos teóricos 
ministrados pelos professores sejam expostos na prática pelos estudantes e a valorização da 
construção do conhecimento através dos vídeos produzidos. O ensino de química através da 
utilização de vídeos curtos criativos no TikTok, apresentam grande potencial para disseminar 
os conteúdos da disciplina de química. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo 
avaliar o uso do TikTok como proposta didática tecnológica no ensino de química através das 
análises em águas de poços na Vila Santana−TO. O estudo foi desenvolvido de forma 
quantitativa, visando avaliar a potencialidade do aplicativo TikTok para o ensino de química. 
O perfil educacional foi criado em fevereiro de 2024, com o título de “Química das águas”. 
Através da análise questionário, observou-se que a abordagem com utilização de vídeos para o 
ensino de química através das análises em águas de poços apresentou valores iguais ou 
superiores a 70% em todos os quesitos questionados, demonstrando uma boa aceitação e 
contribuindo para um aprendizado significativo sobre o conteúdo abordado. A utilização do 
Tikok enquanto proposta didática digital pode promover a potencialização da aprendizagem 
contextualizada da química. Os vídeos curtos sobre analises de água promoveram uma maior 
participação do público em um ambiente virtual de aprendizagem. Assim, consideramos que 
investigar as potencialidades do TikTok no ensino de química é um campo promissor não 
somente com propósito de entretenimento, mas também como potencial repositório para a 
produção, disseminação de informações científicas qualificadas no ambiente educacional.