Navegando por Autor "RODRIGUES, Kelly Aires"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Licenciatura em Computação do IFTO/Campus Dianópolis: perspectivas sobre o campo de atuação dos egressos(Campus Dianópolis, 2024-11-08) RODRIGUES, Kelly Aires; SILVA, Cássia Cristina Santos da ALMEIDA, Greice Quele MesquitaEste estudo é um Trabalho de Conclusão de Curso com o tema Perspectivas sobre o campo de atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Computação do IFTO/Campus Dianópolis com o objetivo de discutir a formação e o campo de atuação dos egressos do curso citado, levando em consideração as transformações de uma sociedade cada vez mais tecnológica. Os sujeitos da pesquisa vinculam-se a esse curso na condição de egressos. O estudo foi conduzido pelos seguintes questionamentos: Qual o perfil dos alunos egressos? Como os egressos visualizaram seu campo de atuação profissional? Qual a área de atuação dentro da escola pública, uma vez que ainda não há a disciplina de tecnologias nas escolas públicas de ensino formal em Dianópolis Tocantins? Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Os recursos metodológicos vincularam-se à revisão da literatura, pesquisa documental, análise de conteúdo e pesquisa de campo por meio de um questionário aplicado pela plataforma Google Forms direcionado aos 10 alunos concluintes do curso desde 2018 ao final do segundo semestre de 2021, entretanto, participaram da pesquisa 7 egressos. O questionário foi aplicado no mês de maio de 2022. Os resultados mostraram que o curso de Licenciatura em Computação do IFTO/Campus Dianópolis é um curso de grandes possibilidades de trabalho pela abrangência de áreas de atuação que o curso oferece e pelo crescimento e desenvolvimento da tecnologia, porém, as perspectivas dos alunos egressos sobre o campo de atuação na região onde residem, não demonstra ser muito positivo para a realidade e região onde residem. Palavras-chave: Licenciatura em Computação. Egressos. Campo de atuação. Formação inicial. ABSTRACT This study is a Course Completion Work with the theme Perspectives on the field of action of the graduates of the Degree in Computing course at IFTO/Campus Dianópolis with the objective of discussing the formation and the field of activity of the graduates of the mentioned course, taking into account the transformations of an increasingly technological society. The research subjects are linked to this course as graduates. The study was conducted by the following questions: What is the profile of the students who graduated? How did the graduates visualize their professional field? What is the area of activity within the public school, since there is still no technology discipline in formal public schools in Dianópolis Tocantins? To this end, a research with a qualitative approach of an exploratory and descriptive nature was carried out. The methodological resources were linked to the literature review, documentary research, content analysis and field research through a questionnaire applied by the Google Forms platform, directed to the 10 students completing the course since 2018 at the end of the second half of 2021, however, they participated from the research 7 graduates. The questionnaire was applied in May 2022. The results showed that the Degree in Computing course at the IFTO/Campus Dianópolis is a course with great job possibilities due to the range of areas of activity that the course offers and the growth and development of the technology, however, the perspectives of former students on the field of action in the region where they live, does not prove to be very positive for the reality and region where they live. Keywords: Degree in Computing. Graduates. Field of action. Initial formation.