Navegando por Autor "RODRIGUES, Gean Ribeiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Percepções docentes do 9º ano do Ensino Fundamental quanto a aprendizagem dos estudantes no pós-pandemia: um diagnóstico do Colégio Estadual Alfredo Nasser - Porto Alegre/TO(Campus Dianópolis, 2024-11-08) RODRIGUES, Gean Ribeiro; PESSOA, Márcia Ney SÁ, Franklin Vieira deEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar os desafios da prática docente no ensino do 9º ano (ensino fundamental II) após a pandemia no Colégio Estadual Alfredo Nasser do município de Porto Alegre do Tocantins - TO. Para tanto procurou-se compreender as mudanças no processo de ensino durante o período pandêmico mediante ao isolamento social. Desta forma, foi realizada uma pesquisa exploratória quantitativa com os professores, para obter informações relevantes para conclusão deste estudo. Foi de grande importância averiguar os efeitos negativos deixados pela pandemia, assim como habilidades/competências ausentes nos alunos do 9º, levando em conta as normas definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que apresenta aprendizados essenciais de acordo com cada etapa escolar. Assim foi possível concluir que a COVID-19 foi prejudicial ao sistema educacional desta instituição pesquisada. Palavras-chave: Sistema educacional. Habilidades/competências. Prática docente. ABSTRACT This Course Completion Work (TCC) aims to analyze the challenges of teaching practice in teaching the 9th year (primary education II) after the pandemic at Colégio Estadual Alfredo Nasser in the municipality of Porto Alegre do Tocantins - TO. To this end, we sought to understand the changes in the teaching process during the pandemic period through social isolation. In this way, a quantitative exploratory research was carried out with teachers, to obtain relevant information to complete this study. It was of great importance to investigate the negative effects left by the pandemic, as well as missing skills/competencies in 9th grade students, taking into account the standards defined by the National Common Curricular Base (BNCC), which presents essential learning according to each school stage. Thus, it was possible to conclude that COVID_19 was harmful to the educational system of this researched institution. Keywords: Educational system. skills. Teaching practice.