Licenciatura em Computação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Computação por Autor "ALVES, Erik Axcel da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Tecnologias no auxílio ao ensino-aprendizagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)(Campus Dianópolis, 2024-11-07) ALVES, Erik Axcel da Silva; NUNES, Robert MadyO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um mal que atinge milhões de pessoas no mundo. Desde que as políticas de inclusão de portadores de necessidades especiais foram implantadas no Brasil, docentes buscam informações e estratégias de como lidar com determinados transtornos e assim, garantir o direito de aprendizado a todos os alunos em um processo de acolhimento e inclusão. Pesquisas anteriores evidenciam que o uso de tecnologias computacionais como recurso pedagógico influência de maneira positiva o desempenho escolar e acadêmico de pessoas com TDAH. Diante deste cenário, o presente trabalho surgiu com o objetivo de apresentar resultados obtidos a partir de uma análise realizada de artigos científicos selecionados do portal Periódicos da CAPES dos últimos 10 anos, que estão ligados a tecnologias computacionais no auxílio à aprendizagem de pessoas com TDAH. Neste sentido, apresentaram-se estudos como análises ou sugestões de possibilidades de uso de tecnologias computacionais na realização e desenvolvimento de rotinas e métodos educacionais que auxiliam na melhoria acadêmica e social de pessoas com TDAH. Palavras-chave: TDAH, TIC na escola e Ensino inclusivo. ABSTRACT The Attention Deficit Hyperactivity Disorder is an evil that affects millions of people in the world. Since the inclusion policies for people with special needs have been implemented in Brazil, teachers seek information and strategies on how to deal with certain disorders and thus ensure the right to learning for all students in a process of welcome and inclusion. There is research that shows that the use of computer technologies as a pedagogical resource positively influences the school and academic performance of people with ADHD. In view of this scenario, the present work arose with the objective of presenting results obtained from an analysis of selected scientific articles from the CAPES Periodicals portal over the last 10 years, which are linked to computer technologies in helping people with ADHD to learn. In this sense, studies were presented as analyses or suggestions of possibilities of using computational technologies in the realization and development of educational routines and methods that help in the academic and social improvement of people with ADHD. Keywords: ADHD, ICT in school and inclusive education.