Silva, Miriam Oliveira da2024-08-232024-08-232024-06-03http://repositorio.ifto.edu.br//handle/123456789/33As aulas experimentais oportunizam maior percepção científica das modificações que ocorrem na matéria. Apesar disso, muitos estudantes apresentam adversidades em realizar experimentos devido ao desconhecimento de equipamento e utensílios de vidro utilizados nas atividades experimentais. Portanto, é necessário o desenvolvimento de metodologias que estimulem e promovam a aprendizagem do estudante. Os jogos são atividades lúdicas que podem contribuir para o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina de Química. Nesta concepção, essa pesquisa teve como objetivo verificar o estado lúdico da proposta de um jogo de cartas intitulado Baralho de Vidrarias, desenvolvido para auxiliar os discentes do 1º período da Licenciatura em Química na identificação, usabilidade e aplicabilidade das vidrarias básicas utilizadas em laboratório durante as aulas experimentais. A ação ocorreu, no 1º semestre de 2024, durante a disciplina de Química Experimental I, envolvendo 10 discentes do 1º período do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, campus Paraíso do Tocantins. O jogo foi confeccionado com noventa e duas (92) impressões dos nomes, usabilidade e fotos dos utensílios de vidro e porcelana, com recortes retangulares (9 cm x 6 cm) de papel cartão e a participação de dois a quatro participantes, os quais recebem inicialmente 9 (nove) cartas. Após a atividade lúdica, foi aplicado um questionário avaliativo com quatro perguntas fechadas e uma aberta. O jogo Baralho das vidrarias avaliado pelos discentes do 1° Período do Curso de Licenciatura em Química apresentou resultados satisfatórios, onde todos os itens avaliados apresentaram valores iguais ou maiores a 70% de aprovação. O jogo produzido e aplicado auxiliou na fixação, contribuindo para a aprendizagem do conteúdo sobre reconhecimento e função das vidrarias utilizadas nas atividades experimentais de Química, proporcionando um ambiente de aprendizagem agradável e divertida.ptProposta lúdica para o ensino de química experimental: utilização de um jogo de cartas sobre a nomenclatura e usabilidade das vidrarias