CARVALHO, Erickson Silva2024-11-082024-11-082024-11-08CARVALHO, Erickson Silva. Desenvolvimento de disciplina de marketing digital aplicado aos estudantes do ensino médio. o / Erickson Silva Carvalho. – Dianópolis-TO, 2023.http://repositorio.ifto.edu.br//handle/123456789/84O trabalho refere-se à importância do ensino de marketing digital como preparação para o mercado de trabalho, sobretudo no que diz respeito disto ser considerado como ferramenta para a gestão de negócios, atração de clientes e envolver as melhores oportunidades de crescimento profissional por meio do empreendedorismo digital voltado aos jovens recém concluintes do ensino médio. Objetiva-se desenvolver um modelo de material guia para auxiliar na ministração de aula sobre marketing digital para o ensino médio com ênfase no ingresso do jovem no mercado de trabalho digital, e especificamente, discorrer sobre o ensino médio no Brasil no que tange a grade curricular vigente, conceituar o empreendedorismo e apresentar o marketing digital como fonte de renda atrelada ao ato de empreender. Para a construção do estudo, utiliza-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória, além de um estudo de caso com o propósito de criar um pequeno “guia” ou material complementar para elucidar as explicações e aplicações de marketing digital voltado ao público supracitado. Portanto, o material possui subdivisões importantes para favorecer a compreensão do conteúdo validando os preceitos mais relevantes desta dinâmica, como a educação profissional do jovem, o empreendedorismo, o marketing digital, os perfis empreendedores e o empreendedorismo, o empreendedorismo digital e o marketing digital. Além disso, o Guia ainda considerou os métodos avaliativos para formalizar a compreensão coletiva das tratativas abordadas durante as 10 aulas. Palavras-chave: Empreendedorismo Digital. Ensino Médio. Marketing Digital. ABSTRACT The work refers to the importance of teaching digital marketing as a preparation for the job market, especially regarding this being considered as a tool for business management, customer attraction and involving the best opportunities for professional growth through digital entrepreneurship aimed at young people just finishing high school. The objective is to develop a model of guide material to assist in teaching classes on digital marketing for high school, with an emphasis on the entry of young people into the digital job market, and specifically, to discuss high school in Brazil in terms of the curriculum in force, conceptualize entrepreneurship and present digital marketing as a source of income linked to the act of undertaking. For the construction of the study, a qualitative and exploratory bibliographical research is used, in addition to a case study with the purpose of creating a small “guide” or complementary material to elucidate the explanations and applications of digital marketing aimed at the public. Therefore, the material has important subdivisions to favor the understanding of the content, validating the most relevant precepts of this dynamic, such as the professional education of young people, entrepreneurship, digital marketing, entrepreneurial profiles and entrepreneurship, digital entrepreneurship, and digital marketing. In addition, the Guide also considered the evaluation methods to formalize the collective understanding of the treatments addressed during the 10 classes. Keywords: Digital Entrepreneurship. High school. Digital marketing.ptDesenvolvimento de disciplina de marketing digital aplicado aos estudantes do ensino médioWorking Paper